Como ajudar seu filho a sentir prazer em estudar? Infelizmente, poucas vezes ouvimos esse tipo de pergunta.

Divulgação

Créditos: Divulgação

Como ajudar seu filho a sentir prazer em estudar?

Por conta da rotina corrida e da necessidade de alcançar as notas necessárias para “passar”, pais, alunos e professores acabam por não ter o tempo necessário para sequer pensar em como despertar e manter o prazer em estudar.

Vamos então a algumas dicas de como ajudar seu filho a gostar de estudar:

  • Comece trocando o verbo “estudar” pelo “aprender” – mesmo para os pais, estudar remete a “senta ali e não sai enquanto não tiver estudado toda a matéria”. E assim é para os alunos. Você já viu alguém ficar triste ou chateado porque aprendeu algo novo?

  • Ajude seu filho a incluir momentos de prática aos estudos – sim, seu filho não poderá aprender se não estudar. Ajudá-lo a incluir a vivência e realidade da família ao conteúdo a ser estudado faz toda a diferença no envolvimento com a matéria da escola.

  • De tempos em tempos, pergunte ao seu filho qual é o sonho da vida dele. Incentive para que ele tenha sonhos, para que acredite que pode realiza-los, não importa o quão impossível possam parecer!

  • A dica de ouro para ajudar seu filho a ter prazer em estudar: dar o exemplo. Nenhum de nós está tão pronto que não tenha mais nada para aprender. Que tal aprender algo novo, realizar um sonho ou simplesmente sonhar um sonho novo agora, aí mesmo, bem na frente do seu filho?

Seu filho não presta atenção em nada? Veja 5 dicas aqui. 

Imagem Autor

Taís Bento e Roberta Bento são educadoras, mãe e filha, fundadoras do site www.meufilhonaoestuda.com.br e autoras do livro Socorro, meu filho não estuda! Roberta Bento Graduada em Letras, com especialização em formação de professores de Línguas (International House, Inglaterra) e com pós-graduação em Marketing e em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialização em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro pela Universidade da Califórnia e Duke University, e em Aprendizagem Cooperativa pela Universidade de Minnesota e Universidade de San Diego (Estados Unidos). Taís Bento Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduada em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Especialização em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro e Aprendizagem Cooperativa pela Universidade de Minnesota e pela Universidade de San Diego.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.