Divulgação

Créditos: Divulgação

Existem algumas coisas que não são suficientes na hora de estudar

O boletim chegou e só de bater o olho você já ficou nervoso? Se todas as notas estão boas, mas uma está abaixo da média, a solução é conversar com o seu filho com calma.

Procure elogiar as notas boas e o esforço que ele fez para alcançá-las. Aproveite o momento para perguntar o que ele pretende fazer para melhorar aquela nota baixa e mostre que você confia que ele consegue fazer isso.

Mas, e se as notas estão quase todas a baixo da média? A solução para esse caso é mudar alguns hábitos de estudo.

Confira 5 dicas que poderão ajudar – e muito – para que seu filho de fato aprenda e assimile a matéria no momento em que estiver estudando para as provas:

Primeiramente, o que não fazer:

 1. Grifar ou destacar com marca texto a matéria que estiver estudando – o efeito é praticamente nulo em termos de revisão ou aprendizagem de qualquer conteúdo ao estudar desta forma.

2. Ler o texto do livro, caderno ou apostila – embora muitos estudantes sintam um grande alívio depois de passarem algum tempo relendo a matéria estudada, o efeito em termos de assimilação do conteúdo lido é mínimo. Ao invés de ler, o estudante pode aproveitar melhor escrevendo a matéria. Primeiro escreve o que lembra. Compara o texto escrito com o material dos livros ou apostilas. Completa com trechos importantes que tenham sido deixados de fora da primeira vez. E para um efeito ainda melhor, refazer atividades, exercícios e testes da matéria que está estudando.

Clique aqui e confira as outras 3 dicas.

Imagem Autor

Taís Bento e Roberta Bento são educadoras, mãe e filha, fundadoras do site www.meufilhonaoestuda.com.br e autoras do livro Socorro, meu filho não estuda! Roberta Bento Graduada em Letras, com especialização em formação de professores de Línguas (International House, Inglaterra) e com pós-graduação em Marketing e em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialização em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro pela Universidade da Califórnia e Duke University, e em Aprendizagem Cooperativa pela Universidade de Minnesota e Universidade de San Diego (Estados Unidos). Taís Bento Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduada em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Especialização em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro e Aprendizagem Cooperativa pela Universidade de Minnesota e pela Universidade de San Diego.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.