6 dicas de livros em inglês para iniciar a leitura no idioma
O processo de aprendizado de outra língua inclui diversos métodos que ajudam a fixar o conteúdo. Ver filmes, séries, ler artigos e livros ajudam, e muito, o aluno iniciante.
Ler, por exemplo, ajuda a melhorar o vocabulário e desenvolver a compreensão de modo geral, a capacidade de ler e entender um livro em um idioma diferente é uma conquista e tanto. Além disso, o seu repertório sobre outros países e outras culturas cresce.
Está em busca de livros infantis em inglês para estimular seu aprendizado? Então confira a lista abaixo:
- 11 dicas para inserir seu filho no mundo da leitura
- 6 dicas para treinar o inglês com as crianças em casa
- Veja dicas para estimular a higiene em crianças
- 6 dicas para lidar com criança desmotivada
1. Peter Pan, de J.M. Barrie
Quem é que nunca ouviu falar sobre o menino que simplesmente não queria crescer? As fascinantes aventuras criadas por J.M. Barrie ganharam as telas dos cinemas e palcos em todo o mundo, com diversas adaptações. Todas as noites, Peter Pan se esconde no telhado dos Darling para ouvir as histórias que eles contam a seus filhos antes de dormir.
Um belo dia, a fada Sininho, eterna companheira de Peter, acaba se atrapalhando e entra no quarto. Assim, obriga o menino a também entrar e acordar as crianças. Wendy, Michael e John ficam tão curiosos com os casos misteriosos de Peter que o acompanham até a Terra do Nunca, onde conhecem o perigoso Capitão Gancho, a princesa Tigrinha e outros
2. Charlotte’s Web, de E.B. White
A turma da aranha Charlotte conquistou leitores de todas as idades e até ganhou o cinema com um filme homônimo, protagonizado por Dakota Fanning. Na história, um porquinho bebê é quase morto por ser muito pequenino, mas acaba salvo pela menina Fern Arable, que cuida dele e lhe dá o nome de Wilbur.
Quando Wilbur cresce, é separado de Fern e levado para uma fazenda. Lá, com dificuldade para fazer amigos, ele passa a conversar com uma pequena aranha chamada Charlotte, que salva o porquinho de vários apuros. No fim das contas, todos os animais da fazenda passam a se ajudar e se proteger.
3. Where the Wild Things Are, de Maurice Sendak
Quando Sendak escreveu a primeira versão desse livro, o título era Where the Wild Horses Are. Aí, ao apresentá-lo para a editora Ursula Nordstrom, contou a ela que não sabia desenhar cavalos. A editora então perguntou: “Maurício, o que você sabe desenhar?”. Ao que ele respondeu: “Things”. E assim o fez.
O livro conta a história de Max, um menino levado e sozinho que briga com a mãe porque não quer jantar. Ao ser colocado de castigo pela mãe, ele decide fugir, vestindo sua roupinha de monstro. Em sua fuga, encontra uma terra de monstros gigantes, que o ensinam a fazer travessuras. O clássico ganhou uma versão em filme, em 2009, dirigida pelo famoso diretor Spike Jonze. Vale conferir especialmente a trilha sonora.
4. Pollyanna, de Eleanor H. Porter
Publicado em 1913 e considerado um clássico da literatura infanto-juvenil, Pollyanna conta a história da menina que ensina às pessoas o que chama de jogo do contente. Aos 11 anos, órfã e pobre, Pollyanna se muda de cidade para morar com uma tia rica e severa. Na nova vizinhança, ensina as pessoas a extraírem algo positivo de absolutamente tudo, mesmo do que é mais desagradável.
A autora, Eleanor Porter, tinha origem presbiteriana e procurava disseminar valores cristãos, como a busca pelo amor, pelo bem e pela felicidade. Erroneamente, sociólogos passaram a usar o nome princípio de Pollyanna a comportamentos excessivamente positivos, sonhadores e quase alienados.
Clique aqui e confira a lista completa no blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).