8 dicas que podem te ajudar a escolher o curso na universidade

Por: Redação

A escolha do curso superior é uma etapa essencial do processo de amadurecimento, com decisões que provavelmente impactarão na vida adulta. Apesar de ser um período bastante turbulento e desafiador, é possível passar por ele driblando a pressão.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), listou algumas dicas para quem está nessa fase e como superá-la. Confira:

1. Buscar o autoconhecimento

Antes de tomar qualquer tipo de decisão, é preciso ponderar dois fatores: as motivações internas e os estímulos externos. As Instituições de Ensino Superior (IES), as diferentes modalidades oferecidas, o campo de atuação ligado a um curso específico e o reconhecimento profissional são os estímulos externos, por exemplo. Já as preferências, as habilidades e os objetivos compõem as motivações internas.

Créditos: Getty Images
iStock/jeffbergen

2. Delinear as possibilidades

Depois de definida a área do conhecimento humano com a qual mais se identifica, ficará mais fácil mapear as possibilidades e canalizar os esforços de forma direcionada. Se há mais interesse pelo campo das ciências exatas, por exemplo, a pesquisa de informações a respeito das possíveis carreiras será mais efetiva e completa ao partir desse ponto.

3. Rumo à independência

A capacidade de fazer escolhas conscientes e responsáveis está relacionada a aspectos como independência e segurança. Nesse contexto, a partir de um incentivo em tomar decisões, o jovem terá armazenado referências suficientes sobre como proceder, tendo treinado suas habilidades para tirar o desafio de letra.

4. Relevar o retorno financeiro

Muito pela preocupação dos pais, jovens acabam sendo direcionados a profissões tidas como seguras, mesmo não sentindo inclinação para segui-las. Guarde: é praticamente impossível prever com exatidão a remuneração futura de um profissional. O mais aconselhável mesmo é que o adolescente, já seguro de si e de suas decisões, escolha um caminho alinhado a seus interesses e a suas habilidades.

Clique aqui e continue lendo as dicas no blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).