9 dicas para acelerar o aprendizado do idioma

Antes de dar as dicas, acho importante lembrar que as pessoas aprendem de diferentes formas.

Não quero propor uma fórmula mágica que funcionará para todos, mas sim compartilhar dicas que me ajudaram muito nos meus intercâmbios e podem ajudar vocês.

1 – Assista filmes/seriados no idioma que deseja aprender

Se possível, com a legenda do mesmo idioma para não apenas saber a pronúncia, como também a escrita.

Se você está longe de entender o idioma, sugiro que coloque a legenda no seu idioma materno e tente apenas se acostumar ao idioma estrangeiro. Procure escolher filmes que você já assistiu e, portanto, já sabe o que vai acontecer, para não ficar perdido e desmotivado.

Fonte: Cena de Desperate Housewives – NextFlix

2 – Tente falar mesmo que esteja errado

Eu tenho muita dificuldade nisso, mas percebo que as pessoas que não têm medo de tentar se desenvolvem muito mais rápido. Tente falar um pouco todos os dias e verá como melhora.

3 – Anote as expressões

Anote todas as expressões possíveis. As que você não sabe, as que não entendeu, as que são difíceis de lembrar, as novas que você entendeu apenas pelo contexto etc.

4 – Faça uma lista com as expressões mais usadas no dia a dia

Pense nas palavras e expressões que você mais usa no idioma materno e faça uma lista. O importante é que você perceba se saberia usá-las no idioma estrangeiro.

Caso contrário, pesquise como falar cada uma delas para poder usá-las nas próxima vezes.

Outra lista é a de palavras no idioma estrangeiro que você não conseguiu lembrar no meio de uma conversa. Por exemplo, você estava falando sobre “animais” e não lembrou como falava “cachorro” no idioma estrangeiro.

Anote no seu idioma e depois procure a tradução. As listas podem ser feitas no celular para facilitar a consulta quando necessário.

5 – Não fique com a dúvida

Quando não souber uma palavra, pergunte a alguém ou busque no dicionário. Pode buscar depois, sem problemas, mas não deixe de saber o significado.

6 – Peça para as pessoas te corrigirem

Muitas vezes, as pessoas que sabem a língua não nos corrigem, pois não querem ser inconvenientes. Deixe claro que isso não é um problema.

Nada pior que cometer constantemente um erro que você nem sabe que está errado. Acredite, é melhor ser corrigido que continuar falando errado.

7 – Leia livros

Vocês não imaginam quanto vocabulário novo eu aprendia apenas por ler um livro. A dica é: não se desesperar se você não entender algumas palavras. Muitas delas podem ser entendidas pelo contexto, ou então não prejudicam o entendimento da frase.

Eu sempre anoto as palavras e, até mesmo, frases inteiras que eu nunca escreveria da forma que está escrito no livro. Essa é a minha maneira de lembrar e aprender.

 
Fonte: Must Share BR

8 – Escreva textos

Por mais simples ou pequeno que seja o texto que você tente escrever, é uma ótima forma de aprender porque te faz pensar não apenas nos vocabulários que você já sabe, como também nas estruturas gramaticais, por exemplo.

Além disso, é normal que você queira usar palavras que ainda não aprendeu e, ao procurar saber uma palavra nova, pode ser que você ganhe mais vocabulário também.

9 – Tenha amigos nativos

Nem sempre é fácil fazer amigos nativos. Porém, se você tiver a oportunidade, não deixe de treinar o idioma com eles.

Tenha certeza que dentre todas as outras dicas que eu dei, essa é a que mais ajuda. Boa sorte e espero que essas dicas te ajudem a melhorar o idioma mais rapidamente.

Por Bruna Faria do site Must Share BR