Segundo publicação do blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), o número total de línguas faladas no mundo é de 6.912. Muitas, não? Entre os dez idiomas mais falados estão o mandarim (1.051 milhões de falantes); o inglês (545 milhões); o espanhol (450 milhões); o árabe (246 milhões); e o francês (130 milhões).

Importante considerar, ainda de acordo com o Novos Alunos, o número de países em que um idioma é falado, além do total de falantes nativos. Línguas como o hindi (565 milhões) e o bengalês (171 milhões) estão na lista das mais faladas, porém, não significa que é vantajoso aprendê-las.

Créditos: iStock/gbarm

O francês é falado em mais de 50 países

Veja bem: o espanhol é usado em 31 países, o mandarim em 35, o francês em 53, o árabe em 58 e o inglês em pelo menos 106 países! Dessa forma, quem fala esses idiomas pode acabar abrindo muito mais portas mundo afora do que quem aprende línguas de uso mais restrito. Confira abaixo dicas de como aprender na internet:

1. Mandarim (China, Malásia e Taiwan)

Liao Si, a Sisi, professora de chinês que vive há quatro anos no Brasil, criou um canal no YouTube para ensinar mandarim de maneira divertida e totalmente de graça.

2. Inglês (EUA, Reino Unido, partes da Oceania)

Selecionamos nove canais sensacionais do YouTube com professores que ensinam inglês de forma descontraída e didática.

3. Espanhol (Espanha e Américas)

A Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), no Pernambuco, oferece um curso on-line e totalmente gratuito para os interessados em aprender a falar espanhol.

4. Árabe (Oriente Médio, Arábia, África do Norte)

O professor Jihad M. Abou Ghouche tem um canal em que ensina árabe do básico.

5. Francês (França, Canadá, oeste e centro da África)

Selecionamos sete canais incríveis de professores de francês no YouTube. Conheça todos aqui.

  • Leia também:

7 canais no YouTube para aprender línguas diferentonas de graça