Cinco frases que não devemos dizer às crianças

1 – Você é muito preguiçoso – criança que ouve essa afirmação repetidas vezes acaba por desenvolver baixa auto estima e uma imagem negativa de si própria. Recentes descobertas da neurociência cognitiva comprovam que auto estima é um elemento essencial no processo de aprendizagem. Assim, o que parece uma afirmação boba ou até engraçada pode acabar por causar problemas no desempenho da criança ou adolescente na escola.

Site, fundamentado pelos estudos da neurociência cognitiva, indica frases que os pais não devem dizer às crianças
Site, fundamentado pelos estudos da neurociência cognitiva, indica frases que os pais não devem dizer às crianças

2 – Faça a tarefa, por favor! – aprender que estudar é responsabilidade da própria criança é essencial para ser um adulto bem sucedido e feliz. Quando um dos responsáveis usa “por favor” associado a “fazer a tarefa”, passa a mensagem errada e prejudicial de que estudar é um favor que o filho faz para os pais!

3 –  Que lindo! – quando ele mostra um desenho – estudos recentes comprovam que o cérebro só assimila como elogio aquilo que a própria criança entende, percebe como autêntico e traduz de forma positiva. Então quando seu filho mostrar um desenho, o mais adequado é você descrever o que vê. Ainda que sejam simples tracinhos ou bolinhas: “Olha, você fez uma bola maior aqui, uma menor ali e várias outras de tamanho variado do outro lado!”

Ao perceber que você dedicou atenção ao desenho, o cérebro assimila: “sou bom nisso”; ou “consigo prender a atenção de um adulto para um desenho que fiz!”. E assim, aos poucos, seu filho constrói uma imagem positiva sobre suas capacidades.

4 – Você é capaz – assim como o “que lindo”, o fato de você dizer que acredita que seu filho é capaz não o ajuda a ter uma auto estima mais elevada. As crianças precisam perceber que acreditamos na capacidade delas. Ouvir isso de forma direta só gera consequências negativas: arrogância ou pressão.

Quando os pais dizem que o filho é capaz, mas ele não sente confiança em si próprio, fica inseguro e teme decepcionar. Daí vem a pressão que acaba gerando frustração e sensação de fracasso. Ou quando a criança não se acha tão capaz assim, mas escolhe assumir um papel que não sente como seu, torna-se arrogante.

Para que os filhos realmente sintam que você os acha capazes, os pais devem dividir responsabilidades com eles e elogiar o esforço ou o desempenho. Por exemplo, ao perceber como os brinquedos estão guardados em seus devidos lugares, você pode dizer: “quanto esforço você deve ter colocado para deixar seus pertences tão bem organizados!”

O que o cérebro dele vai registrar: “sou esforçado é capaz de cuidar bem dos meus brinquedos!”

5 – Seu irmão pode porque ele é menino – essa afirmação causa danos profundos simplesmente porque não se sustenta como verdade, a menos que uma forte carga de preconceito seja também incutida na criança! Vamos lá: você consegue pensar em alguma coisa que uma menina não consiga fazer porque é do sexo feminino? Talvez você pense de imediato: “fazer xixi em pé!”

Leia mais 3 frases que não devemos dizer às crianças aqui.