Com objetivo de levar o aprendizado em Língua Portuguesa aos seus estudantes, incluindo na aprendizagem habilidades como leitura das mídias, capacidade de expressão e criatividade, o colégio Bandeirantes tornou-se o primeiro da América Latina a colocar a produção de comunicação dentro do currículo do ensino médio.

Durante 12 anos foi desenvolvido na escola o projeto Idade Mídia, encaixando-se na categoria de atividade extra curricular. Mas em 2016, agora com o nome Oficina de Mídia, o projeto tornou-se parte da grade curricular do primeiro ano do ensino médio, que contempla mais de 500 alunos.

A cada bimestre os alunos produzirão uma série de produtos de comunicação. Neste primeiro bimestre, eles criaram 90 podcasts tendo como motivação trechos literários de textos que serão trabalhados em Literatura ao longo do ano. Além disso, convidados especialistas os orientarem em relação a questões técnicas.

“As mídias fazem parte da cultura do jovem hoje, têm incidência na formação de sua identidade. Saber como são produzidas, ou o que vira ou não notícia, é algo fundamental para uma educação contemporânea”, disse o jornalista Alexandre Sayad, do MEL (Media Education Lab) que desenvolve o projeto junto ao Bandeirantes.

Os estudantes também se autoavaliaram em relação ao processo de desenvolvimento do projeto. O conceito final, um desafio para se avaliar habilidades e competências, é uma média entre a avaliação dos professores e a percepção dos estudantes.

No segundo bimestre foram criadas campanhas publicitárias para ONGs via rede sociais, abordando as causas do cicloativismo e do consumo consciente de roupas – algumas delas, inclusive, serão utilizadas por essas ONGs.

Vale lembrara que trabalho em grupo e a expressão das mídias atuais são habilidades mais do que desejáveis na vida do século 21 e exigidas em exames como o ENEM e alguns vestibulares diferenciados, como o da FGV.

“Nós acreditamos que trazer a Oficina de Mídia para dentro da sala de aula e fazer com que os alunos coloquem na prática aquilo que eles estão lendo, aprendendo, e produzindo em Língua Portuguesa, gera muito mais sentido para eles”, explicou Susana Húngaro, Coordenadora de Língua Portuguesa do Bandeirantes.

Confira abaixo seis dos podcasts produzidos no primeiro bimestre deste ano:

Atacando a Literatura  - 1B2
(Reynaldo; Anna; Camila; Matheus; João Pedro e Arthur)

BandCast - Saudade - 1B3
(Vinicius; Juliana; Daniel; Luisa e Maísa)

Bate Papo com a Sociedade - 1A1
(Lucca; Lucas; Carolina; Fernando e Laís)

Caso de Morte - 1C2
(Beatriz; Bruna; Camila; Frederico; Juliana; Rafael e Sophia)

Papo Filosófico - 1A2
(Julia; Gabriel; Mariana; Matheus; Nicole L. e Vinicius C.)

Polemizando - 1C1
(Luciano; Miguel; Thais; Livia e Isabella)