Ex-borracheiro vira juiz federal após 4 anos estudando resumos

Durante os últimos quatro anos, o ex-borracheiro e agora recém-empossado juiz federal Rolando Valcir Spanholo, de 38 anos, acumulou e estudou 200 quilos de resumos de disciplinas de direito para passar no concurso. O advogado de Sananduva, no Rio Grande do Sul, é o mais novo magistrado de Brasília.

Spanholo mostra a montanha de 200 quilos de resumos

Sem poder frequentar cursos preparatórios, ele começou a fazer resumos das matérias e a grifar as principais leis. Depois, passou a estudar com base em provas antigas. Ele também fez sinopses de informativos dos tribunais superiores e usou a internet para pesquisas. O resultado de tudo isso somam os 200 quilos – em 34 caixas – de material de estudo.

Para Spanholo, que veio de uma família humilde, fazer graduação já era motivo de vitória – ele os quatro irmãos trocavam de roupa e sapatos entre si para não irem todos os dias vestidos do mesmo jeito para a instituição, que ficava a 250 quilômetros de sua casa.

Dos 9 aos 15 anos, ele já consertava pneus e lavava carros junto com o pai. Ele e os irmãos também tiveram de aprender a costurar cortinas e edredons e a fazer bordados desde cedo. Leia a matéria completa no G1.