O Catraca Livre apurou alguns sites interessantes para download de títulos e acesso a manuscritos históricos. Confira sites para baixar livros gratuitamente e bibliotecas que oferecem verdadeiros tesouros ao leitor.

La Paz en Colombia”, escrito recentemente por Fidel Castro contém comentários, fotos e documentos inéditos sobre as guerrilhas colombianas e interessantes negociações entre Cuba e Colômbia.

Para baixar o conteúdo do livro em espanhol acesse Biblioteca Digital de Obras Raras – A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP disponibilizou para pesquisadores e público em geral o conteúdo integral de títulos existentes nas diversas Bibliotecas da Universidade.

Inicialmente, foram selecionados 38 livros em várias áreas do conhecimento, obedecendo aos critérios de antiguidade, valor histórico e inexistência de novas impressões ou edições do título. Por exemplo, de Lavoisier editado.

Este núcleo foi digitalizado integralmente e está disponível para consulta ou impressão para uso não comercial.

Biblioteca Mundial Digital- Disponibiliza na internet, gratuitamente, e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. No acervo é possível assistir a filmes como “Chegada dos Migrantes [isto é, Imigrantes], Ilha Ellis”, de Gottfried Wilhelm "Billy" Bitze, produzido em 1906.Um Curta-metragem dos irmãos Lumière, “Procissão em Sevilha e Cenas de Touradas”, realizado entre os anos de 1898 e 1899 também pode ser visto no site.

A Biblioteca oferece também o áudio de Fountain Hughes, ex-escravo, relembra em entrevista sua infância  durante a Guerra Civil e sua vida nos Estados Unidos, da década 1860 até a década de 1940.
Apenas 26 entrevistas de ex-escravos gravadas em áudio foram encontradas, 23 das quais estão nas coleções do Centro da Cultura Popular Norte-Americana da Biblioteca do Congresso.Biblioteca Nacional de Portugal- Entre os tesouros que se é possível encontrar, a biblioteca contribuiu dedicando um site ao escritor José Saramago. Nele, estão disponibilizados manuscritos do autor, que detalham métodos de escrita do artista.

Destaca-se “O ano da morte de Ricardo Reis”, (editado em 1984). O documento permite que o leitor analise a metodologia adaptada na elaboração dos romances de Saramago, bem como as correcções e aperfeiçoamentos que introduzia nos dactiloscritos, ao tempo em que ainda utilizava máquina de escrever. Para acessar o conteúdo clique

California Digital Library – A Biblioteca digital da Universidade da Califórnia oferece para seus estudantes uma vasta coleção online. Mas, para uso do público em geral, também guarda um grande presente; o arquivo online intitulado Mark Twain Project (algo como Projeto Mark Twain).

O site oferece cartas originais, citações e notas feitas pelo escritor durante sua vida e criação de suas obras. O propósito final do projeto é ter uma edição digital de tudo aquilo que, Samuel Langhorne Clemens, Mark Twain escreveu.  O projeto é uma colaboração entre Mark Twain Papers e Project of the Bancroft Library, da Biblioteca Digital da Califórnia.

Obra completa de Machado de Assis – Obra completa do escritor Machado de Assis  permite ser acessada gratuitamente.

Dearreader.com – clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Sua anfitriã é a norte-americana, Suzanne Beecher, que de forma acolhedora recebe os internautas de primeira viagem explicando o sistema do clube.  Ao cadastrar-se o usuário receberá todos os dias um trecho de cinco minutos, cerca de dois a três capítulos de livros.

A cada semana um livro diferente.  Os trechos serão disponibilizados em inglês.

eBooksbrasil – livros eletrônicos gratuitos em diversos formatos.

________________________

Veja também

Melhores sites para baixar livro

_______________________

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.