Mapa interativo permite escutar as línguas e sotaques do mundo
Dependendo da cidade em que você mora, o vocabulário do dia a dia pode ser completamente diferente do que se ouve em outras regiões do Brasil. Tome como exemplo o sotaque de um cearense e de um paulista e entenda como as mudanças territoriais contribuem para a construção do dialeto falado.
Pensando nisso, o ex-engenheiro de softwares da Microsoft, David Ding, desenvolveu um mapa interativo on-line que permite ouvir trechos de falas de pessoas não só do Brasil, mas de diversas regiões do mundo todo. Uma ferramenta gratuita e muito útil para quem está aprendendo determinado idioma.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
No Localingual é possível comparar e escutar o sotaque de um francês de Paris ou de Québec, no Canadá, por exemplo. Os diversos sotaques regionais são gravados e enviados voluntariamente por pessoas de diferentes países e subdivisões. Mesmo com 18 mil gravações, ainda há locais sem nenhum áudio.
Clique aqui e confira o mapa!
No mapa-múndi do site é só dar um zoom na imagem e clicar nas divisões administrativas internas ou cidades destacadas. Do lado esquerdo da tela, clique no botão “listen to voices from this region” e uma aba com diversas frases se abrirá. Aperte nas carinhas (de homem ou mulher) que aparecem e ouça o som das vozes locais.
Com informações do Nexo.