O MEC (Ministério da Educação) está com inscrições abertas para cursos presenciais gratuitos de diversos idiomas. A oferta faz parte do programa Idiomas sem Fronteiras, que é exclusivo para universitários brasileiros.

Há vagas para cursos de alemão, espanhol, francês, italiano e japonês. Clique aqui para conferir o calendário de inscrições de cada um.

Para participar, é preciso ser estudante de graduação ou pós-graduação stricto sensu nas instituições federais credenciadas pelo programa (professores ativos e técnicos administrativos também podem se inscrever).

Créditos: iStock/william87

Francês é um dos cursos oferecidos (Paris, França)

As inscrições são feitas no site do Idiomas sem Fronteiras. O candidato deve selecionar a turma de sua preferência. Além disso, cada universidade realizará reuniões de orientação antes do início das aulas para confirmar a matrícula e o nivelamento dos alunos. Se o estudante selecionado não comparecer perde a vaga.

As aulas acontecem nos Núcleos de Línguas (NucLi) das universidades. O projeto tem como objetivo incentivar o aprendizado de línguas e também, em outros casos, ampliar o acesso de estudantes brasileiros em instituições internacionais.

  • Leia também:

MEC disponibiliza curso de inglês on-line e gratuito