Os memes do #ShowDosAtrasados acabaram (e isso é muito bom)

Rir de quem se atrasa e perde uma prova importante de acesso ao ensino superior é mesmo engraçado? A hashtag #ShowDosAtrasados é anualmente o assunto mais comentado do Twitter nos dias de Enem, com memes e exposição (desnecessária) dos candidatos que chegam segundos depois dos portões serem fechados.

Em 2017, no entanto, a hashtag não repercutiu (e isso é muito bom!). Os memes foram justamente sobre a falta de memes. Além disso, os “memes fakes” contribuíram para o fracasso.

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, que entrevistou Sergio Kodato, psicólogo coordenador do Observatório de Violência e Práticas Exemplares, ligado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, a prática é “uma representação do nosso sistema educacional”.

Ao jornal, o psicólogo disse ainda que este comportamento já acontece dentro das salas de aula, que é o bullying. Ele explica que há uma diferença entre rir espontaneamente de quem escorrega e cai ou de alguém que está em uma “situação de perda, de desgraça”, caso dos candidatos que perdem o Enem (leia a matéria aqui).