Pesquisadores foram pagos para encobrir malefícios do açúcar

Descoberta recente revelou que, na década de 1960, a indústria do açúcar dos Estados Unidos patrocinou pesquisadores da Universidade de Harvard para encobrir os malefícios da ingestão de açúcar na saúde do coração. Os documentos da época, analisados recentemente pela pesquisadora da Universidade da Califórnia em São Francisco Cristin Kearns, apontam que a ênfase dada ao excesso de gordura para o aumento do colesterol gerou uma maior procura em dietas de baixo teor de gordura e, consequentemente, alto teor de açúcar.

No Brasil, o consumo médio de açúcar é quase seis vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto que o consumo de gordura trans chega a três vezes o recomendado. Confira no infográfico como os excessos de gordura, sal e açúcar podem prejudicar a nossa saúde.

Clique na imagem para ampliar

Infográfico sobre hábitos alimentares dos brasileiros

A humanidade nunca teve ao seu dispor uma variedade tão grande de alimentos quanto hoje. Mas é bom tomar cuidado com as comidas de alto valor calórico e baixo valor nutricional. Para escapar dessa armadilha, é preciso fazer boas escolhas, evitando alimentos industrializados com excesso de sal, açúcar ou gordura e, sempre que possível, optando por aqueles livres de agrotóxicos. Observar os rótulos ainda no supermercado pode ajudar a manter uma alimentação saudável.