Créditos: iStock/artpipi

Universidade Braz Cubas disponibiliza pós com metodologia diferenciada

Professores de escolas públicas podem se inscrever para a segunda turma da pós-graduação em Gestão da Aprendizagem, oferecida pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Mogi das Cruzes (SP). As inscrições foram prorrogadas e seguem até 27 de abril.

O curso é disponibilizado à distância e incentiva o processo de mudança na formação de docentes. Os projetos apresentados garantem a ampliação do repertório cultural, o estímulo aos estudos, e às práticas educacionais em escolas como um todo.

Primeiro, ao começar os estudos, o participante precisa ter um projeto. É a partir dele que todo o ensino se molda, com mentorias individuais on-line, sessões de coach (para promover o autoconhecimento) e encontros presenciais uma vez por mês. Não há provas, notas ou conceitos, o professor/estudante é avaliado pelo resultado do projeto.

A primeira turma da pós participam 42 professores do ensino público, do básico ao médio. A mensalidade é custeada pela própria Braz Cubas. Os participantes são selecionados a partir dos projetos que desejam desenvolver nas escolas onde atuam. De todos os inscritos, 30% são de educação inclusiva – focados em crianças com dificuldade no aprendizado.

Selo Facilite

Para avaliar os primeiros resultados do curso e sua metodologia, um grupo de especialistas em educação se reunirá três vezes ao longo da pós para analisar o andamento. Afinal, o curso está sendo desenhado enquanto ocorre, de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada aluno e seguindo as exigências do MEC.

Nomes como José Moran, fundador da Escola do Futuro; Lilian Bacich, do Instituto Singularidades; Caio Dib, do projeto Caindo no Brasil; Luciana Allan, do Instituto Crescer; Maria Slemenson, do Instituto Natura; e Vinícius de Oliveira, do Instituto Porvir, participaram do primeiro encontro.

A metodologia se resume da seguinte forma:

  • 1. Aluno empreendedor: o aluno constrói sua própria jornada de aprendizagem, 100% flexível, e é o autor dos seus projetos.
  • 2. Educação personalizada, conteúdo exclusivo desenvolvido para cada grupo de alunos, com mentoria individual.
  • 3. Aprendizagem horizontal: relação de troca entre todos os participantes do processo educativo.
  • 4. Experiência prática: foco no "fazer acontecer" e "aprender fazendo".

No próximo ano, a Braz Cubas pretende oferecer a pós-graduação em um de seus polos em São Paulo. Outra forma de universalizar o acesso às soluções e inovações construídas durante o curso são as publicações on-line, que serão abertas para a consulta de todos.

Clique aqui para mais detalhes sobre o curso e como se inscrever.

  • Leia também:

Google vai treinar 10 mil desenvolvedores em evento gratuito