Quatro dicas para evitar o famoso ‘branco’ na hora da prova

Deu branco? Estuda sempre no mesmo lugar? Saiba como isso e mais 3 fatores podem causar o famoso “branco” na hora da prova.

O “branco” tem muita relação com alguns mecanismos que ocorrem no cérebro antes ou no momento da prova.

Listamos os 4 principais motivos dele aqui e como evitá-los:

1. Sono
O que os jovens menos fazem em época de provas? Dormir é a resposta correta. Varar a noite anterior da prova estudando não é produtivo e também é uma das causas do “branco”. Enquanto estamos acordados, nossos cérebro produz toxinas que ficam “passeando” entre os neurônios. Quando dormimos, o cérebro consegue fazer uma limpeza e se livrar de todas as toxinas produzidas no dia anterior. Quando passamos a noite estudando para uma prova, ou dormimos pouco durante a noite, no dia seguinte nosso cérebro estará super povoado das toxinas do dia anterior que vão se somando às novas toxinas produzidas no dia. O que isso causa? Uma bagunça no cérebro e o impedimento de algumas conexões de neurônios que levam ao indesejado “branco”. O que fazer? Assim como os jovens sabem que é importante estudar para ir bem em uma prova, eles precisam aprender que um boa noite de sono tem o mesmo peso nessa balança.
2. Quarto
Você sabia que quando precisa memorizar algo, nosso cérebro, de maneira inconsciente, vincula o conteúdo à algum objeto que esteja ao nosso redor no momento do estudo. Ao decorar uma fórmula de física, por exemplo, ele pode se apegar ao abajur do quarto em que seu filho está estudando como referência. Normalmente a prova é feita em um espaço diferente daquele em que o aluno estuda (normalmente estuda em casa e faz a prova na sala de aula) e isso pode causar o “branco”, já que o cérebro não acha a referência que usou para memorizar o conteúdo.O que fazer? Quando seu filho for estudar algo que precise ser memorizado, sugira que ele estude em vários ambientes da casa e até mesmo no jardim, assim o cérebro não vai se fixar a somente uma referência de espaço.

Leia mais 2 dicas aqui.

Taís Bento e Roberta Bento são educadoras, fundadoras do site meufilhonaoestuda.com.br e autoras do livro Socorro, meu filho não estuda!