O Catraca Livre firma uma parceria com o site Klick Educação, um dos maiores portais sobre educação na América Latina. A partir de agora, você vai encontrar aqui materiais sobre tarefas escolares publicadas na página do Klick.  Para tanto, Maria Barbosa, coordenadora do portal, conta um pouco como é a estrutura do site e como é possível, para  o aluno, fazer lição de casa através da internet. Confira.

Catraca Livre: Qual é o perfil editorial do site?
Maria Barbosa: O Klick Educação é um portal de pesquisa de conteúdos educacionais dirigidos a escolas, estudantes e professores, que abriga mais de 55 mil páginas de conteúdo didático-pedagógico e paradidático de Ensino Fundamental e Ensino Médio. A linha editorial segue uma abordagem jornalística dos conteúdos, integrando, de forma direta e objetiva, diversas áreas do conhecimento com o propósito de promover a transversalidade dos temas. Nas seções e páginas do Klick Educação, a edição privilegia a assimilação de conceitos de forma estimulante, por meio de atividades interativas, jogos multimídia, animações, galeria viva, vídeos etc.

CL: De que maneira o material do site ajuda os alunos (e, eventualmente, professores) na hora de estudar?
MB:
O portal oferece acesso a conteúdos organizados e qualificados, validados por especialistas. Os alunos podem utilizar o portal como fonte de pesquisa e de interação, de forma fácil e agradável. Quanto aos professores, além de poderem utilizar os conteúdos elaborados para os alunos, contam com cursos de formação e matérias elaboradas especificamente para eles, com dicas e orientações diversas, legislação referente à educação e sugestões para incrementar as aulas. Todos podem utilizar os ambientes colaborativos para a troca de idéias


CL:
Por que é importante um site de educação para auxiliar nos estudos complementares dos estudantes?
MB:
É importante que os alunos e professores encontrem fontes confiáveis de pesquisa na internet, que contextualizem os acontecimentos da atualidade e os aproximem do conteúdo escolar. O conteúdo do Klick Educação é pensado desta forma, e é preparado por uma equipe de jornalistas e educadores que têm o compromisso de elaborar conteúdos de qualidade e relevância, que auxiliem no processo de construção do conhecimento dos alunos e também dos professores. A educação é o grande desafio do Brasil atualmente, pois se trata de uma tarefa delicada e, ao mesmo tempo, dinâmica, principalmente depois do advento das tecnologias digitais. O processo de ensino-aprendizagem é circular, pois não surge somente na escola nem termina nesse ambiente. A internet, bem utilizada, é uma excelente ferramenta de educação complementar. O portal é fruto da crença de que a educação é reconhecidamente uma das principais formas de consolidação da cidadania, e nossa missão é auxiliar neste processo.

CL:
Há algum outro site sobre educação que você indicaria para consulta?
MB: Eu destacaria, para os alunos, o blog Física na Veia, do professor Dulcídio Braz Jr. e o site Desafios Matemáticos. O site  Rede Vivo Educação tem a proposta de pensar a educação em rede, e é uma boa dica para professores.

Imagem Autor

Jornalista, amante da comunicação.

+ posts do autor