USP aumenta número de vagas para alunos que adotam o Enem

Para o vestibular do próximo ano, a USP (Universidade de São Paulo) vai oferecer pelo menos 22% a mais de vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Por enquanto, já está definido que a instituição ampliará o número para 1.819 vagas – este valor condiz à 16% das 11.057 das vagas totais -, enquanto ano passado eram 1.489 (13,5%).

A reitoria da USP tem o objetivo de alcançar 50% de alunos de escolas públicas entre ingressantes
Créditos: Getty Images
A reitoria da USP tem o objetivo de alcançar 50% de alunos de escolas públicas entre ingressantes

O Sisu engloba escolas que adotam o Enem para selecionar alunos. De acordo com a reitoria da USP, o uso dessa medida é uma maneira de aumentar o nível de inclusão na universidade. Esta foi implementada no ano passado, mas não atingiu os resultados esperados: apenas 34,6% das vagas foram preenchidas por alunos de escolas públicas.

Em 2017, 1.065 das 1.819 vagas no Sisu serão destinadas para estudantes de instituições públicas. Outras 239 posições serão para alunos autodeclarados PPI (Pretos, pardos e indígenas), enquanto no ano passado tinham apenas 123 vagas para esse grupo. O restante estará disponível para Ampla Concorrência.

Até 2018, a reitoria da USP tem o objetivo de alcançar 50% de alunos de escolas públicas entre ingressantes. De acordo com o pró-reitor de Graduação da universidade, Antônio Carlos Hernandes, a instituição deve implementar outras medidas – como a adoção de cotas – se o número de inclusão não aumentar.

No dia 28 de junho, durante a reunião do Conselho Universitário, todas as decisões finais sobre o próximo vestibular serão tomadas.