Aprenda a divulgar seu negócio com vídeos no YouTube

Você vende um produto, presta um serviço, tem um negócio qualquer e de repente teve a ideia de começar a fazer uns vídeos para postar no YouTube para atrair seu público-alvo? Parabéns, essa é uma ótima ideia, já que segundo dados do próprio YouTube, mais de 1 bilhão de pessoas visitam essa rede social por mês em todo o mundo. Criar um canal por lá é só o primeiro passo. O maior desafio é fazer com que as pessoas visitem seu canal e se inscrevam para assistir a todos os seus vídeos.

 

Marco Falkembach, sócio da produtora Gentlemen Filmes que produz conteúdo audiovisual e presta consultoria para clientes que precisam se destacar no meio Digital, avisa que antes de começar a postar os vídeos, é preciso montar preparar o canal para que passe credibilidade. “O público vai observar o layout, a organização dos vídeos, a frequência com que você posta e o tipo de conteúdo. Se a pessoa se interessar, ela fica para assistir a vários vídeos e até se inscreve para acompanhar o que você posta. Já se a pessoa não for com a cara do seu espaço, vai embora e pode nunca voltar”, avisa Marco já passando essas sugestões:

#1 Identidade visual

É importante que seu público reconheça sua marca, as cores que a representam, o logotipo. E o YouTube, assim como o Facebook, permite que você personalize a imagem do seu perfil na rede social, colocando uma foto de usuário e outra de capa. Aproveite isso para caprichar na identidade visual do canal. Se for o caso, contrate um designer para montar a “arte” com seu logotipo e cores para ficar atrativo.

#2 Tipo de conteúdo

Não fale do seu produto de forma tão direta. Fale dele sim, porém vá contando uma história que encante a pessoa que assiste ao vídeo. Mostre, por exemplo, o que envolve a fabricação do seu produto ou o motivo de ele existir no mundo. O consumidor atual quer conhecer a marca para se relacionar com ela. Então, se você tem uma sorveteria, mostre as frutas que você usa e como as combina com outros ingredientes nas receitas exclusivas dos seus sorvetes; mostre como o sorvete foi criado no mundo e diga o motivo de a sua sorveteria ser diferente das outras. Se você se inspira na sua avó para fabricar seu produto, mostre a imagem dela no vídeo. Se as frutas usadas no sorvete são colhidas no sítio, mostre as imagens do pomar. Assim você faz a propaganda do que vende, porém, ela vem diluída no meio de um conteúdo mais interessante.

#3 Tamanho dos vídeos  

Você pensou no conteúdo, teve uma ideia bacana para preparar seu vídeo, mas jamais se esqueça que é preciso prender a atenção de quem assiste até o final. Se o vídeo for grande, mas tiver elementos tão interessantes para segurar a audiência, ótimo. Mas, por que se arriscar? Se seu vídeo for mais curto, é mais provável que você consiga uma edição mais dinâmica que prenda a atenção. E lembre-se: na internet, as pessoas gostam de pular de uma coisa para outra com muita rapidez. Passe seu “recado” em menos tempo, assim é mais garantido.

#4 Títulos

Muitas pessoas colocam títulos imensos nos vídeos com palavras nada estratégicas. Isso dificulta a localização do conteúdo quando alguém digita na busca do YouTube. É importante escolher bem as palavras-chave dos títulos. Se você tem um restaurante e quer postar o vídeo de uma receita culinária, não dê a ele o título de “Receita de cordeiro assado ao molho de jurubeba feito pela Dona Joana de Rio Piracicaba”. Que tal se você colocar “Receita fácil de cordeiro”? Fica muito mais fácil de alguém encontrar, você não acha?

#5 Tags

Quando você sobe um vídeo no YouTube, pode e deve inserir “tags”, que são palavras que se referem ao conteúdo que você postou. Você tem uma confeitaria e quer mostrar seu sensacional “bolo de churros” como a última novidade para seus clientes? Pois bem, suba o vídeo com um título atrativo e defina como “tags” churros, doce, delícia, açúcar, novidade, comida, sobremesa, festa, tentação, e outros tantos termos que vão facilitar a localização do seu vídeo quando alguém digitar essas palavras na busca.

#6 Frequência e regularidade

Estabeleça um dia ou horário fixo para postagem. Dessa forma, o público já fica sabendo que toda quinta-feira às 11 horas da manhã, por exemplo, terá um vídeo novo no seu canal. Os consumidores hoje querem ser os donos da programação. Já reparou no sucesso do Netflix, em que as pessoas podem assistir ao filme ou episódio de sua série preferida na hora do dia mais conveniente? A mesma coisa acontece no YouTube, então, crie o hábito nas pessoas de irem lá assistir o que você preparou. Não importa quando elas irão, elas apenas precisam saber quando você postará algo novo. O grupo humorístico Porta dos Fundos, por exemplo, tem dias e horários bem definidos para as postagens, o que “fideliza” o público a buscar novos vídeos.

#9 Invista dinheiro

Se você seguiu todas as dicas e seu canal já está indo bem, mas você quer fazer ele “bombar”, separe um dinheiro para comprar anúncios no YouTube. Quando você adere a esse sistema, seus vídeos terão mais destaque na busca dos usuários. Isso irá acontecer mesmo que você não tenha tantos inscritos em seu canal e mesmo que seus vídeos não tenham tido tantas visualizações. Um detalhe: quanto mais inscritos seu canal tem e mais visualizações seus vídeos possuem, menos dinheiro você irá desembolsar para anunciar no YouTube. Aliás, pelo contrário: outras marcas irão procurar você para pegar carona no seu sucesso, e você poderá ganhar dinheiro com os anúncios delas no seu canal. Mas isso é papo para outro post ☺

Gostou das dicas? Se tiver dúvidas, aprenda como usar o YouTube no curso da Tyngu oferecido aos leitores do Catraca Livre. Clicando aqui você tem acesso gratuito também a outros cursos por uma semana, seguidos de 15% de desconto!