Como vender para o amigo do meu amigo nas redes sociais?

Quem trabalha com venda direta – que alguns chamam de venda porta a porta – conta sempre com amigos e parentes para indicar novos clientes. Mas é necessário também ser proativo e atrair os consumidores que passam boa parte do tempo navegando nas mídias sociais. O que fazer para fisgar essas pessoas?

Paco Llistó, sócio-fundador da Midiatix, agência especializada em estratégias para mídias sociais, e consultor da Tyngu, recomenda, em primeiro lugar, que se crie perfis profissionais em vários canais na internet. “Quanto maior sua presença online, mais facilidade terá para alcançar um público em potencial”, diz.

Segundo ele, é preciso também manter as postagens atualizadas: “Empresas como Natura, O Boticário, Avon, Tupperware, Jequiti, entre outras, possuem páginas no Facebook cujo conteúdo pode e deve ser compartilhado por quem revende seus produtos e não tem tempo de criar posts próprios. Porém, ao utilizar o material dos perfis oficiais das marcas, tente dar um toque pessoal ao falar dos produtos, por exemplo. Afinal, você sabe melhor do que ninguém quais são os diferenciais do que vende”.

Veja outras dicas de Paco Llistó para expandir a rede de clientes nas mídias sociais:

#1 Página no Facebook

 

O primeiro passo é criar uma página no Facebook. Esse espaço é totalmente diferente do seu perfil pessoal. Lembre-se de que, no perfil, você compartilha informações pessoais com os seus amigos e, na página, fala em nome da empresa para a qual revende produtos. Nada impede, porém, que você compartilhe posts da página profissional no seu perfil pessoal, ampliando ainda mais o alcance das publicações.

Leny Nunes, 29 anos, revende produtos da Tupperware em sua página no Facebook. Ela diz que a rede social foi essencial para melhorar as vendas. E ela passa uma dica básica para criar relacionamento com as clientes e fidelizá-las: “Sempre faço um desconto e envio brindes independentemente do valor da compra. Também gosto de fazer uma homenagem à cliente mais fiel no dia do seu aniversário”, conta.

Vanessa Daniela dos Santos, 24 anos, também é revendedora Tupperware e diz que cuida sozinha de seus canais sociais: “Com o Facebook consigo vender até mesmo para uma pessoa de outro Estado. Por meio das mensagens na página, crio uma relação com o cliente, tirando dúvidas a todo momento”, explica a revendedora que administra esta página.

#2 Grupo no Facebook

 

Recentemente, o Facebook abriu a possibilidade de vender itens nos grupos criados na rede social. Essa é uma excelente oportunidade para criar um grupo e adicionar amigos e amigas que possivelmente vão se interessar pelos seus produtos. Mas, cuidado: evite acrescentar pessoas de forma aleatória, ou seja, que não sejam seu público-alvo. Essa atitude costuma irritar certas pessoas, além de ser considerada uma forma de spam. Prefira postar na sua página ou perfil, colocando o link para o grupo e convidando seus amigos para aderirem a ele.

Uma vez no grupo, você pode compartilhar as publicações da sua página e vender seus produtos. O importante é oferecer sempre “algo a mais”, seja um desconto ou uma recompensa (brinde).

#3 Grupo no WhatsApp




Se você já vende há algum tempo e tem uma clientela formada, possivelmente reuniu dados como números de telefones dessas pessoas, certo? Então, por que não adicionar esses números a um grupo no WhatsApp? Nesse caso, vale a mesma dica dos grupos no Facebook: evite spam! Adicione seus amigos ao grupo, mas evite “floodar”, ou seja, enviar muitas mensagens com grande frequência. Prefira informá-los pontualmente sobre um produto que acabou de chegar ou oferecer a todos eles um desconto exclusivo.

Lembra da Vanessa e da Leny citadas na dica #1? Elas também criaram grupos no WhatsApp para atingir clientes com ofertas em tempo real. Como essa rede social tem, geralmente, visualização mais rápida, a resposta de compra também acaba sendo mais ágil. Ah, e uma outra dica importante: não vale usar o grupo para vender ou falar de coisas que não têm nada a ver com o tema, ou seja, seus produtos.

#4 Canal no YouTube



 

Se você tem mais facilidade com a internet e suas ferramentas, que tal criar um canal no YouTube? A rede social é uma das mais acessadas do mundo, principalmente por pessoas interessadas em conhecer produtos.

A dica é utilizar a câmera do seu computador ou celular para gravar vídeos onde você fale sobre determinado produto, dando suas impressões pessoais. Mas você também pode dar dicas de maquiagem, se você vende Natura, por exemplo, e, ao final do vídeo, apresentar o produto mais indicado.

Se você busca inspiração, vale a pena clicar aqui e dar uma olhada no canal criado pela professora carioca Lúcia Portella.

#5 Perfil no Instagram


Para quem vende, o Instagram talvez seja a rede social mais indicada, uma vez que privilegia imagens e vídeos curtos. Nesse caso, vale postar imagens com boa resolução e textos curtos, sempre acompanhados por uma hashtag (#) específica. Por exemplo, se você vende maquiagem, escreva o texto do seu produto e, no final, coloque a hashtag com o nome da sua marca (#natura #avon #oboticario etc.), além de outras usando palavras-chave como #maquiagem #makeup #beleza, entre outras.

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