Um aplicativo pode ajudar a diminuir o número de carros que ficam parados em frente às escolas na hora de embarque e desembarque dos alunos. Batizado de "Filho sem fila", o app foi criado pela Intuitive Appz, desenvolvedora brasileira de interações digitais para dispositivos móveis e outras plataformas.

O sistema deve ser instalado no celular dos pais e avisa à portaria quando estão próximos do colégio. Nome e foto da criança aparecerá em um iPad na portaria, junto com as fotos e dados dos responsáveis autorizados a buscar o estudante. Simultaneamente, o nome e a foto do aluno aparecerão em monitores de TV espalhados pela escola, formando uma fila virtual. Há, ainda, a possibilidade de cada aluno usar uma pulseira que vibra sempre que o pai ou responsável avisa que está próximo à escola. Conforme ele passa pela portaria e deixa o colégio, seu rosto sai da fila.

Desenvolvido nas plataformas Android e iOS, o aplicativo, que precisa ser instalado no celular dos pais, tem por objetivo diminuir o tempo de espera deles, agilizar a saída dos alunos, reduzir a fila de carros e, consequentemente, o trânsito no entorno da escola, usando a tecnologia em favor da instituição e do cliente.