Ela vendeu o fusca e criou inovadora marca de dermocosméticos

Em uma época onde poucas mulheres empreendiam, a farmacêutica Lisabeth Braun foi atrás do próprio sonho: vendeu o fusca verde abacate e abriu a primeira farmácia de manipulação do Brasil  

Farmacêutica de formação e funcionária pública, Lisabeth Braun quebrou paradigmas. Inaugurou, há quase quarenta anos, num país pouco acostumado a testemunhar mulheres empreendedoras, a primeira farmácia de manipulação do Brasil.

Era final dos anos 70, quando Lisa viajou para Buenos Aires e viu, pela primeira vez, uma farmácia de manipulação nas ruas da capital portenha. Voltou ao Rio de Janeiro disposta a trazer a novidade para cá. Mas apesar da vontade, faltava ainda um fator determinante para a empreitada: dinheiro.

Para isso, a jovem bioquímica precisou abrir mão de um de seus bens mais preciosos na época: o charmoso fusca verde abacate, que era, então, o carro da moda naquela década. Além disso, pediu demissão do emprego em um hospital público do Rio de Janeiro e, estimulada pelas novas perspectivas de vida e carreira, alugou uma pequena sala comercial. Ali, junto com uma sócia, deu os primeiros como empreendedora, onde fazia absolutamente tudo: do plano de negócios ao tendimento no balcão, contato com os médicos e, sobretudo, a manipulação das fórmulas – sua principal vocação.

Lisabeth e a filha Ilana Braun, que hoje ocupa o cargo de CEO na empresa

Primeiros resultados

Foi ali, na pequena sala do grande sonho de Lisabeth, que surgiu o negócio começou a prosperar. Em meio uma rotina cada vez mais intensa de pedidos, a empresa cresceu, foi para uma casa maior, se multiplicou; e, com outras três lojas, a empreendedora viu seu cotidiano se transformar.

Duas vezes empreendedora

Com o sonho cada vez mais consolidado, Lisa deu início a uma nova jornada em sua trajetória. Era 1990, num cenário empresarial mais propício à participação da mulher. Após romper a duradoura sociedade, a a proposta era começar tudo de novo, com nova empresa, logotipo e nome: a Dermage.

Decidida a inovar e tomar novos rumos, Lisa reuniu uma equipe com diversas e complementares habilidades, desde profissionais das áreas administrativa e financeira, à gestão de um negócio que desse continuidade ao antigo sonho da farmacêutica.

Desde então, sobressaindo a incontáveis percalços num Brasil que sobreviveu a crises e planos econômicos, foram muitas noites sem dormir e muita determinação para superar os desafios. Passados quase 40 anos, hoje, a empresa é considerada uma das principais referências no ramo de dermocosméticos e medicação manipulada no Brasil. Confira a matéria na íntegra no site da Endeavor.