Especialista aponta 5 motivos para gamificar o seu negócio

Conteúdo divulgado em parceria com a Passo Avanti

É cada vez mais comum escutar que a relação entre profissionais e empresas já não se baseia unicamente pela troca entre trabalho e dinheiro. Atualmente, os colaboradores procuram valores mais humanos, como ambientes mais agradáveis e condições que possam favorecer o desenvolvimento de suas ideias.

Solução para o setor de vendas é capaz de transformar o trabalho em uma competição saudável entre os funcionários e trazer maior controle de performance aos gestores
Solução para o setor de vendas é capaz de transformar o trabalho em uma competição saudável entre os funcionários e trazer maior controle de performance aos gestores

Seguindo nessa linha de pensamento, é cada vez mais comum encontrar empresas que hoje possuem uma maior parte de profissionais da chamada geração Y, ou millennials, aqueles nascidos entre as décadas de 1980 e 1990. Esses, que cresceram com a tecnologia em suas vidas, desafiam os departamentos de recursos humanos a desenvolverem melhores estratégias para mantê-los motivados em busca de maiores resultados.

Leonardo Guilherme, diretor de vendas da Gamific, empresa especializada em soluções de gamificação para setores de vendas, listou cinco motivos para que os setores de RH analisem a implementação dos games como um dos principais investimentos para uma corporação.

Motivação durante toda a disputa

Um dos principais problemas da desmotivação dos funcionários é a falta de conhecimento de suas metas. Leonardo ressalta que o primeiro colocado não deve ser o único vencedor. “A disputa por premiação deve funcionar como no campeonato brasileiro de futebol, com inúmeros vencedores, desde o campeão até os que conquistam vagas para a Libertadores, Copa Sul-Americana e, pensando bem, até a fuga do rebaixamento deve ser uma disputa”, comenta o especialista.

Engajamento dentro da empresa

Apresentar as metas é apenas uma parte do jogo. Com pontuação atualizada diariamente e painéis mostrando as lideranças em vários departamentos da empresas, o resultados final é sempre um engajamento diário.

Trabalho em equipe

Assim como na F1, além do piloto campeão, também existe a disputa da equipe com seus carros, algo que a gamificação também permite. “A premiação em grupo faz com que seja obrigatória troca de conhecimento e também a estratégia em equipe”, comenta Leonardo.

Retenção de talentos

Um dos grandes desafios das empresas é reter os seus talentos, perdendo vendas e até mesmo receita quando um grande colaborador decide ir para outra empresa, possivelmente concorrente. Além de remuneração adequada, é preciso que a empresa apresente condições de trabalho inovadoras.

Controle de performance

Empresas com grande número de funcionários enfrentam problemas para analisar performances individuais, principalmente em longo prazo. A gamificação permite que os gestores possam criar gráficos mais adequados à realidade, cruzando dados entre vendedores e equipes, permitindo, inclusive, analises em tempo real.