Reclame Aqui: site ajuda consumidor a reivindicar seus direitos

Fanpage do site no Facebook apresenta rankings de lojas virtuais e empresas com maior número de reclamações
Fanpage do site no Facebook apresenta rankings de lojas virtuais e empresas com maior número de reclamações

A entrega do produto atrasou? O serviço contratado falhou? O fornecedor não resolveu o problema? Para tentar resolver essas e outras questões, o consumidor brasileiro conta com  a ajuda de um site  criado em 2000, hoje um dos mais conhecidos do gênero, o Reclame Aqui.

A plataforma se denomina como o espaço do consumidor na internet. “Aqui você pode exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços”, anuncia o site.

O sistema de reclamações é aberto a qualquer cidadão, basta que o preenchimento de um cadastro gratuito. Todas as reclamações são publicadas. Caso a empresa tenha seu Serviço de Atendimento ao Cliente cadastrado no site, um aviso sobre a reclamação é encaminhado para ele.

As empresas reclamadas podem responder a qualquer momento, por meio de uma publicação na mensagem do consumidor. Ela precisa, no entanto estar cadastrada – também de forma gratuita – no site.

Mais informações sobre o uso da ferramenta podem ser obtidas na aba “Como Funciona?’ do site.

Por Redação