Volta às aulas: como abrir uma papelaria de sucesso?

A poucas semanas da volta às aulas, os donos de papelarias de todo país tem um grande desafio pela frente: superar os obstáculos da recessão econômica que, no ano passado, causou a perda de pelo menos 30% de seus clientes.

Em entrevista ao site da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, a consultora Larissa Carvalho dá algumas dicas e sugestões para empreendedores que desejam investir neste campo. Confira a seguir:

No ano passado, papelarias perderam, ao menos, 30% dos clientes segundo especialistas
Créditos: David Franklin
No ano passado, papelarias perderam, ao menos, 30% dos clientes segundo especialistas

1. Afinidade e planejamento

Está pensando em abrir uma papelaria e não sabe qual é o primeiro passo? Antes de qualquer ação, Larissa recomenda: é importante ter afinidade com o setor. Depois disso, desenvolva um plano de negócios e descubra o quanto pode investir na empresa. Em média, uma papelaria de pequeno porte exige a partir de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 200 mil, para as de grande porte. “Ter tudo na ponta do lápis e buscar auxílio são ações que ajudam o empreendedor a alcançar o sucesso”, afirma a consultora.

2. Agregue serviços

Para a consultora, a papelaria que não diversifica seu portfólio encontra dificuldades maiores para se destacar no mercado. A palavra de ordem é agregar serviços e produtos. Segundo Larissa, 50% dos ganhos de uma papelaria podem vir de outros artigos, como materiais de escritório, itens de informática e até mesmo brinquedos.

3. Encontre novas sazonalidades

Já é notório que as papelarias vendem mais nos meses de dezembro, janeiro e julho, quando os pais compram o material para o período escolar que vem em seguida. Por isso, o empreendedor deve se preparar para criar novas sazonalidades. Ou seja: aproveitar outras datas festivas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, por exemplo, para investir em produtos que atendam o público que procura por presentes e lembranças. “O ano de uma papelaria não pode depender somente das férias escolares. O empreendedor deve buscar alternativas”, diz Larissa.

4. Inove com ações

Outra forma de manter a papelaria cheia, mesmo fora dos seus principais períodos de maior venda, é realizar eventos na baixa temporada. Uma dica que a consultora dá é realizar aulas de arte para crianças, por exemplo. “Além de divulgar os itens da sua loja, você engaja e fideliza clientes”, afirma a consultora do Sebrae-SP.

5. Destaque necessário

Para se destacar em um mercado com mais de 30 mil estabelecimentos no país, é preciso se reinventar. “O empreendedor tem que pegar a onda da inovação”, diz Larissa. Para isso, a especialista sugere que o dono de negócio invista em novos canais de venda e marketing digital. Na sua visão, as lojas virtuais podem aumentar o faturamento de uma papelaria em até 50%. Além disso, a consultora recomenda a utilização de redes sociais como Facebook e Twitter. “São ferramentas de baixo custo que podem fidelizar o seu cliente.”