Em época de crise e desemprego, empreender e criar seu próprio negócio estão cada vez mais em evidência no Brasil. O número de empresas abertas em 2016 cresceu 20% em relação ao ano anterior, de acordo com a Unitfour, marca nacional referência em fornecimento de dados. Já a quantia de desempregados no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 13,5 milhões de pessoas no trimestre de abril a junho deste ano.

Créditos: Istock/Getty Images

Thinking concept

Para que o novo negócio dê certo, no entanto, além de uma boa ideia, é essencial que o investidor esteja preparado para os desafios que virão. Para fomentar o empreendedorismo e auxiliar quem deseja seguir esse caminho (ou já começou), alguns canais online disponibilizam conteúdos gratuitos de capacitação, como artigos, palestras, webinars e e-books sobre o tema. Entre essas iniciativas destacam-se:

O canal está desde 2015 no ar e disponibiliza, quinzenalmente, palestras sobre marketing digital, empreendedorismo, inovação, tendências e tecnologia, entre outros temas. O objetivo é apoiar a capacitação, conectar profissionais do mercado a pequenos e médios empresários e ajudá-los a construir negócios bem-sucedidos. O portal é uma iniciativa da Locaweb e possui, atualmente, 70 webinars disponíveis e mais de 9.600 inscritos.

Criada em maio deste ano pela Tray, a Escola de E-commerce transmite conhecimento sobre o varejo virtual de forma prática, estimulando o crescimento, a profissionalização e o planejamento do mercado.  O conteúdo é gratuito e busca capacitar desde pessoas que não conhecem nada sobre o assunto até profissionais com vivência no setor. O portal possui mais de 250 conteúdos exclusivos, que variam entre vídeos, e-books e artigos.

Com o objetivo de reforçar ou ensinar novas estratégias para os empreendedores que utilizam o e-mail marketing como forma de comunicação com seus clientes, os Webinars All iN estão no ar desde 2015. No total, já são mais de 30 apresentações, com cerca de 5.400 visualizações. Entre os temas abordados estão entregabilidade de e-mail marketing, remarketing, engajamento de base e dicas para campanhas em datas comemorativas, entre outros.

Veja também: 

8 dicas para utilizar as redes sociais de forma profisisonal