Cada vez mais atentos e ávidos por praticidade na compra, os vendedores querem vender e fidelizar mais clientes. Considerando o alto índice de abandono de carrinho em lojas online no Brasil, que supera os 68% em todas as categorias (segundo levantamento E-commerce Radar do 1o semestre de 2017), o empreendedor que opte por vender online deve levar em conta alguns itens importantes para obter bons resultados em suas redes sociais ou site.

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Quais fatores podem contribuir para o fracasso da sua loja virtual?

A experiência do usuário, em qualquer plataforma em que a marca esteja presente, deve ser rápida, eficiente e de qualidade. Pontos como carregamento lento, site não responsivo, alto volume de fotos e oferecer poucas formas de pagamento podem fazer com que o consumidor desista da compra.

Pensando nisso, o Mercado Pago selecionou 5 principais dicas para vendas online:

  1. Disponibilize apenas as principais fotos

Imagens com alta qualidade e de preferência tiradas em fundo branco favorecem a visualização do produto. O excesso de imagens deixa a página lenta, e 79% dos consumidores insatisfeitos com o desempenho de um website* estão propensos a não retornar a ele.

  1. Invista em uma página responsiva

Cada vez mais consumidores utilizam o celular ou o tablet para realizar suas compras. Otimizar sua loja para visualização nestes dispositivos só traz benefícios.

  1. Muita atenção à segurança

O consumidor precisa saber que está em um ambiente seguro antes de inserir informações pessoais para cadastros e pagamentos. Informe-se sobre as tecnologias disponíveis e cuide bem dos dados do seu cliente!

  1. Dê atenção à montagem e correção de formulários

Habilitar a função de autopreenchimento vai facilitar a vida do cliente e, no caso do comprador não preencher todos os dados obrigatórios de um cadastro, não apague as demais informações fornecidas, apenas indique o que falta. Ter que reescrever os dados é frustrante, e leva ao abandono de carrinhos.

  1. Ofereça diversas alternativas de pagamento em todas as plataformas

Lembre-se sempre que o consumidor é multicanal, ou seja, está presente no celular, no site, na loja física, nas redes sociais. Boleto, cartão de crédito, transferência, pagamento via aplicativos ou via link nas redes sociais são soluções simples, que tornam a experiência do usuário mais agradável e segura.

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