Você quer aproveitar a Black Friday para vender mais? Saiba que oferecer descontos atraentes e tentadores não é suficiente. É preciso divulgar suas promoções para que seus clientes estejam cientes dos benefícios que serão oferecidos e planejem-se para comprar em seu estabelecimento. E, independentemente de você ser dono de um e-commerce ou de uma loja física, as ações digitais são ferramentas fundamentais.

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É preciso fazer um planejamento para a Black Friday

Um estudo feito pelo Google mostrou que 26% das pessoas que compraram algo na Black Friday em 2016 ficaram sabendo das promoções por meio de uma mensagem de e-mail marketing e 24% por buscas na internet. Ou seja: é preciso que as marcas tenham presença digital para garantir bons resultados nesta data.

Por onde começar?

Existem muitas opções disponíveis para as ações de marketing digital: blogs, redes sociais, anúncios, e-mail marketing etc. Por isso, é preciso fazer um planejamento para a Black Friday, para investir com assertividade. O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e compreender seus hábitos de consumo. Com informações sobre o comportamento de seus clientes em potencial, você terá pistas sobre quais ferramentas são mais eficazes para que a comunicação seja eficiente.

Definindo objetivos e estratégias

Para traçar estratégias, é preciso saber o que se pretende alcançar. Defina seus objetivos e, com base neles, trace um plano tático de ações. Por exemplo, se você quer aproveitar a data para gerar awareness, atingindo um grande volume de pessoas com um investimento reduzido, uma boa ferramenta é o e-mail marketing. Com baixo custo de envio e altas possibilidades de segmentação, este é um recurso que certamente aumentará o desempenho de sua campanha para a Black Friday.

Mas, é claro que em uma estratégia de marketing digital é recomendável que diversas ações estejam integradas. É a velha história de não colocar todos os ovos em uma única cesta: é preciso diversificar. Para que sua marca seja lembrada nesta Black Friday, é preciso planejar a relação entre o alcance e a frequência de suas mensagens. Por isso, use cada ferramenta com um propósito, adequando-a a seus objetivos de marca e com a finalidade de impactar seu cliente em um momento determinado de sua jornada de compra.

E depois?

Por fim, lembre-se que as ações digitais são ótimas fontes de dados. Não deixe de usar as informações coletadas durante a Black Friday em ações de relacionamento no futuro, para oferecer a seus clientes conteúdo de valor e ofertas personalizadas, com o objetivo de fidelizar sua base.

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