Com o crescimento do mercado de franquias, histórias empreendedoras que são inspirações para quem deseja investir em seu negócio, também começam a ganhar as prateleiras das livrarias.

Para você entender o mundo do empreendedorismo, é importante ter acesso a literatura de quem tem uma trajetória de luta e chegou ao sucesso, além de dicas de como se destacar, que são fundamentais para quem pensa em entrar neste mercado.

Istock/Getty Images

Créditos: Istock/Getty Images

Dois em cada três jovens no país querem abrir o próprio negócio, segundo pesquisa recente sobre o tema

Confira cinco livros que irão entusiasmar e dar coragem para entrar no mundo do empreendedorismo:

  •  Em nome do Pai

Escrito por Pena Placeres e Ivani Cardoso, o livro “Em Nome do Pai – A história da maior rede de pizzarias do Brasil, e os ensinamentos do seu criador, Rubens Augusto Júnior” narra em episódios incríveis e marcantes, a infância marcada por dificuldades até o caminho bem-sucedido. Uma série de fatos intrigantes, curiosos e, especialmente, inspiradores. Um destaque do livro é a criação da Patroni, que veio de um gesto altruísta: auxiliar seu pai, Rubens Augusto, a curar a depressão.

  • Vamos Juntos!

O livro Vamos Juntos! (Editora Gente) foi escrito pela jornalista Ana Laranjeira e por Renato Saraiva, e conta ainda com prefácio do psicólogo Roberto Shinyashiki. A obra narra a trajetória empreendedora e concurseira de Saraiva, fundador de uma das mais renomadas escolas preparatórias para concursos do Brasil - o CERS (Complexo de Ensino Renato Saraiva). Com ele, você aprenderá que: quando você divide as conquistas e responsabilidades, os benefícios e retornos se multiplicam e todos saem ganhando; A fé sozinha não faz nada: ela anda de mãos dadas com o trabalho; nada é tão bom que não possa ficar ainda melhor.

  • Sinônimo de Sucesso

Deseja empreender e ser o próprio chefe? Então é essencial ter acesso a história de quem já passou por isso e teve uma trajetória de sucesso.  Mesmo com todas as adversidades, os amigos Vinicius Almeida e Alexandre Loudrade superaram os obstáculos e pouco a pouco conquistaram seu espaço no mercado de franquias. Com trechos hilários e capítulos bastante emocionais, o livro é leitura obrigatória para quem investirá tempo e dinheiro em seu negócio. Escrito por Almeida, o livro remonta um período de muita luta, garra e superação de dois amigos que não tiveram medo de enfrentar desafios e construíram uma holding com apenas R$ 3 mil emprestados.

  • 25 verbos para construir sua vida

O Alberto Saraiva, fundador e presidente de uma das maiores redes do mercado, Habib’s, relata no livro dicas e conselhos profissionais, emocionais, físicos e espirituais.  Os verbos vão relembrando sua trajetória profissional para incentivar os leitores, desde o sonho de ser médico, passando pelo difícil momento que seu pai foi assassinado o que fez com que assumisse o negócio para sustentar a família. O livro também conta com frases inspiradoras!

  •  Mr. Fisk

Escrita por Elias Awad, a literatura relata a vida de Richard Hugh Fisk, os obstáculos superados e como ele teve determinação de transformar barreiras em oportunidades. No livro considerado uma lição de vida, o leitor tem acesso a criação da metodologia desenvolvida pelo empresário, o "Método Fisk de Ensino", que o tornou reconhecido, além de toda a dificuldade de sua infância e sua chegada ao Brasil em 1949.