Uma boa estratégia de e-mail marketing deve ter pontos bem definidos: um layout que chame a atenção, um assunto relevante para o seu público-alvo e um conteúdo relevante que traga complementos. Porém, nada disso terá efeito se o e-mail for parar direto na caixa de spam.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da nossa parceira Return Path, cerca de 20% dos e-mails marketings são perdidos justamente por conta dos filtros anti-spam.

  • Filtros anti-spam: o que são? Como funcionam?

O filtro anti-spam é uma ferramenta que utiliza uma série de critérios para determinar se aquela mensagem é, de fato, relevante para o usuário. Existem vários filtros diferentes: alguns analisam a estrutura dos textos do e-mail, palavras específicas e outros analisam o servidor do e-mail para avaliação de reputação. Também existem os firewalls, que são filtros contratados por empresas para avaliar a frequência de envios de e-mails ao servidor.

  • Driblando os filtros anti-spam

Pode não parecer, mas os filtros anti-spam podem ajudá-lo a se destacar dos concorrentes, pois, ao entender o “inimigo” fica mais fácil trabalhar com as estratégias corretas para combatê-lo.

  • Algumas dicas: 

A primeira dica - e talvez uma das mais importantes - é investir em uma boa base de dados. E quando falamos de investimento, não é a compra de uma lista de e-mails pronta, mas sim trabalhar para que sua base seja sempre atualizada e com clientes que realmente tenham interesse naquele conteúdo.

Divulgação

Créditos: DS011/iStock

"Para se ter uma ideia, de acordo com dados da nossa parceira Return Path, cerca de 20% dos e-mails marketings são perdidos justamente por conta dos filtros anti-spam"

Falando em conteúdo, esta é a dica de ouro número dois. Conteúdo diferenciado é fundamental para que sua campanha seja bem sucedida. Pensar na estrutura do e-mail, com equilíbrio entre imagens e textos, trazer informações relevantes e de interesse para o seu público, entender suas dores e desejos para oferecer algo relevante são ações fundamentais na busca pelo sucesso.

Outros macetes 

Preste atenção também às palavras usadas e à pontuação. Citações como “Ligue agora!”, “Isso não é spam”, “Oportunidade” são automaticamente ligadas à mensagens de spam. E-mails com muitos pontos de exclamação e imagens também são barrados pelos filtros.

Usar uma boa ferramenta de envio de e-mail marketing, com inteligência de software, também é fundamental para entender o cliente. Os relatórios sobre taxas de abertura e sobre e-mails inativos podem ajudá-lo a manter sua base limpa, atualizada e, com a interpretação certa, podem auxiliá-lo a entender os padrões de comportamento do público-alvo de cada ação.

Para conhecer mais sobre as nossas soluções para relacionamento digital, como envio de email marketing, SMS e landing page acesse akna.com.

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.