Empreendedor inova e cria primeiro parque inclusivo do mundo

No parque, ingressos para pessoas com deficiência são gratuitos

Foi inspirado nas limitações físicas e cognitivas da filha, que Gordon Hartman imaginou o primeiro parque aquático inclusivo do mundo.

No Morgan’s Inspiration Island, recentemente inaugurado em San Antonio, Texas (EUA), um rio artificial pode ser atravessado por visitantes em cadeira de rodas, piscinas mudam de temperatura de acordo com a necessidade do visitante e cortinas de chuva, à prova de queda, são apenas alguns destaques do empreendimento. “Percebi que, nos parques tradicionais, as crianças tendiam a evitar a minha filha, e o quanto isso a deixava magoada. Decidi que ia resolver esse problema de uma vez por todas”, disse Harman ao anunciar o lançamento da atração.

No parque, ingressos para pessoas com necessidades especiais são gratuitos
No parque, ingressos para pessoas com necessidades especiais são gratuitos

Empreendedor da inclusão 

O parque aquático não é o primeiro projeto de Harman no universo de empreendimentos inclusivos. Há 12 anos, ele abriu mão do bem-sucedido negócio de construção civil para ajudar crianças com necessidades especiais, ao lado da esposa Maggie. Com parceiros e investidores, criou uma escola avançada e um centro de reabilitação. Tempos depois, abriu o parque de diversões, Morgan’s Wonderland, investimento avaliado em US$ 34 milhões. No mais recente empreendimento, Harman investiu US$ 16 milhões, em um negócio mantido por doações e parcerias.

Tanto na concepção dos brinquedos quanto nas áreas de descanso do parque, Hartman consultou médicos, terapeutas, professores de crianças com deficiência e outros especialistas dedicados aos direitos de PcD’s

Para conceber os brinquedos e áreas de descanso do parque, Hartman consultou médicos, terapeutas, professores de crianças com deficiência, cuidadores e comunidades dedicadas aos direitos dos deficientes. Uma das maiores preocupações do empreendedor era garantir que pessoas em cadeiras de rodas pudessem aproveitar todas as atrações. Com informações da Revista Galileu.