Já passou da hora de esquecer aquele padrão de atendimento duro, enrijecido, com discurso generalizado, mesmo que de boa qualidade. Imagina só você, no papel do cliente, tendo um atendimento um tanto quanto impessoal, sem proximidade alguma, sem afinidade? Ninguém gosta disso, né?

Hoje em dia, mais do que nunca, o que os clientes procuram é uma relação próxima, de parceria com os atendimentos. É a famosa “personalização” a qual, independentemente da quantidade de clientes, deve estar presente para atender às particularidades de cada um.

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Ganha quem conhecer melhor o cliente e suas necessidades

É aí que também entra a questão do marketing de relacionamento. Aqui, nem precisamos dizer que ele não é limitado a programas de pontos ou descontos, certo? A coisa vai muito além e engloba estratégia, visão e, claro, criatividade para inovar e sair do lugar comum.

Claro que programas de acúmulos de pontos, milhagens, descontos etc. são ótimos para fidelizar clientes e isso é muito importante - inclusive, há muito e-mail marketing envolvido nisso - mas não deve ser o carro-chefe de uma grande campanha, por exemplo.

Um dos pontos mais fundamentais passa por entender o que é o seu cliente. Aqui, vale fazer umas perguntas estilo Globo Repórter :): O que ele faz? O que deseja? Como se enxerga? O que você pode oferecer de relevante a ele? Uma coisa é certa: clientes gostam de qualidade e personalização dos serviços. Quem não gosta?

Ainda mais em momentos desafiadores, como os de crise, manter os clientes próximos e fiéis é como ter um bunker para se proteger durante uma guerra. Eles serão sua fortaleza para passar pela turbulência sem instabilidade e pânico.

Mas para isso, é aquele ditado… Ganha quem conhecer melhor o cliente e suas necessidades e, mais do que isso, souber também pensar em estratégias boas e eficientes para criar valor ao cliente, consequentemente fidelizando-o.

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