Projetos que utilizam plástico são selecionados por programa de incentivo a empreendedores

Um oferecimento da Braskem

Uma casa 100% reciclável, um aquecedor solar de baixo custo, um eco chuveiro que economiza água e energia. Esses são alguns dos 19 projetos selecionados pelo programa de incentivo a empreendedores da Braskem, o Braskem Labs.

Com inscrições abertas desde maio, o programa recebeu durante três meses projetos inovadores que impactam positivamente  a sociedade por meio do uso do plástico. Foram 159 inscrições de projetos em diversos  setores, como educação, energia, saneamento e agronegócio.

 

Ao longo de 45 dias, os 19 trabalhos selecionados receberão capacitação relacionada a diversos assuntos, dentre eles elaboração do modelo de negócio com foco no impacto social, vendas e finanças. O processo de capacitação personalizada será realizado por meio de mentorias de líderes da Braskem e mentores da Endeavor, organização que apoia empreendedores de alto impacto ao redor do mundo.

Ao final desta etapa, todos os selecionados apresentarão seus projetos para um grupo de empresários, incluindo investidores, que poderão gerar oportunidades de parcerias e investimentos nos negócios mais promissores.

Conheça todos os projetos:

Moradia

CasaClic: sistema de construção que utiliza paredes de PVC e estrutura de aço, atribuindo velocidade à construção de moradias, sem a necessidade de mão de obra especializada.

[tab:Saúde]

ColOff®: revestimento para assento sanitário para coleta de urina ou fezes para exames,  evitando contaminação tanto das amostras quanto do paciente.

Revo FOOT: prótese ortopédica de baixo custo para amputações de membros inferiores, que utiliza materiais alternativos aos encontrados hoje nas próteses convencionais.

Consumo de água

Sistema Pelicano: sistema de filtro auto-limpante para aproveitamento da água da chuva. O sistema modular permite que o usuário o instale em diversos lugares, como pavimentos e cercas laterais.

Eco Chuveiro: chuveiro que reduz o desperdício de água e de energia e que ainda possibilita o acompanhamento dos gastos por um aplicativo mobile e web.

Mega Clorador:  trata-se de um equipamento em plástico que libera gradativamente pastilhas de cloro, de forma a manter a água tratada com pouca necessidade de intervenção humana.

Werde Phyto: sistema para o tratamento de água e efluentes que utiliza flutuadores plásticos como suporte para o plantio de plantas.

B-RAP: são caixas de plásticos vazadas, que substituem estruturas de concreto usadas na construção civil. O objetivo é fazer o armazenamento seguro e barato de águas pluviais para reuso e o escoamento, evitando enchentes.

Educação

Beenoculus: óculos de realidade virtual para ser utilizado com smartphones, como ferramenta complementar de ensino e aprendizado, dando aos usuários a sensação de estarem fisicamente em outro lugar.

Agronegócio

SIMA: equipamento capaz de introduzir no solo uma fina manta, como uma calha, que colabora com a produção agrícola, reduzindo a necessidade de irrigação.

Cultive: sistema que monitora a umidade do solo em pequenas plantações e jardins e alerta quando há necessidade de irrigação.

Energia

SINEP – Sistema de Iluminação Natural e Exaustão Passiva: Sistema de iluminação que reúne captação da luz natural, iluminação artificial por LED com energia solar e um sistema integrado de exaustão passiva.

ASBC – Aquecedor Solar de Baixo Custo: sistema de aquecimento de água construído 100% em plástico e com valor muito reduzido.

Tecnologia

3DCloner Hobby: impressoras 3D de baixo custo que servirão para uso doméstico.

Saneamento

Camarú Social: um vaso sanitário portátil, que separa fezes de urina e os transforma em adubo.

Minitrat: é uma estação compacta de tratamento de efluentes que pode substituir grandes redes de coleta.

[tab:Inclusão social]

Orquestra Plástica: construção de instrumentos sinfônicos de cordas (violinos, violas e violoncelos) a partir de canos de PVC.

Urbanidade

Poliway: pavimento utilizando um tipo de polímero reciclado, cinco vezes mais resistentes que os convencionais.

Dortech: este projeto se aplica no desenvolvimento de um novo polímero que permitirá o controle cromático do produto, possibilitando assim a mudança de cor e controle de sua transparência.

[tab:END]