5 mitos que te impedem de inovar no trabalho

Conteúdo divulgado em parceria com a Cia. de Talentos 

Inovar não é responsabilidade de uma área, de um time só. Inovar é parte de uma cultura! E para que isso aconteça é importante desmistificar algumas questões que permeiam o imaginário das pessoas e que, muitas vezes, acabam desfavorecendo uma cultura de inovação.

Então, conheça os 5 mitos que te impendem de inovar no trabalho e na vida:

1. NÃO SOU CRIATIV@

É claro que ser criativo ajuda, afinal, quem nunca participou de uma reunião de brainstorm em busca da ideia perfeita?  Mas inovar é muito mais do que ter boas ideias, é fazer ideias acontecerem e eu diria que isso é 99% do trabalho. Existe até uma frase célebre do Thomas Edison que diz: “a genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração. ” Então, se você não se considera criativo, lembre-se que isso não te impede de inovar. Sempre haverá um criativo em busca de um bom realizador para fazer a inovação acontecer.

2.NÃO TENHO DINHEIRO

Se eu te disser que muitas vezes o dinheiro é inimigo da boa inovação você acredita? Pois bem, a limitação de recursos é um fator que quase sempre nos desafia a criar soluções pouco óbvias, nos tira da zona de conforto e faz com que exploremos ao máximo as possibilidades que temos em mãos.  O Airbnb, por exemplo, nasceu pelo fato de que seus donos precisavam arranjar um jeito de pagar o aluguel que havia sido reajustado e estava prestes a vencer. Sabendo que na cidade haveria um grande evento e a rede hoteleira estava sobrecarregada, resolveram oferecer hospedagem na própria casa. A ideia deu tão certo que evoluiu e se tornou uma das maiores redes de hospedagem compartilhada.

3.NÃO TENHO TEMPO

Entendo, a vida é corrida mesmo. Estágio de dia, faculdade de noite, transito para ir, para voltar, estudar para prova, dar atenção para família, colocar as séries em dia.…Ufa! Você deve estar se perguntando: como é que vou arranjar tempo para inovar? Pois é, sei que é difícil, a inovação requer pesquisa, formulação de conceitos, experimentação e ajustes, muitos ajustes. Mas quando ela acontece, resolve problemas, otimiza recursos, melhora a produtividade e advinha? Economiza tempo! Pensando assim, será que não vale a pena priorizar algo que pode melhorar sua performance no futuro?

Para ler a matéria completa acesse o site da Cia de Talentos.