8 atitudes que podem causar sua demissão

A Psicóloga e Coach Profissional Thais Canto lista oito atitudes que podem te incluir na próxima lista de demissões:

Diante de um cenário econômico como o que estamos vivendo, muitas pessoas têm ficado bastante preocupadas com seu emprego. E não é para menos, de acordo com dados divulgados pelo IBGE, a taxa de desemprego do semestre que se encerrou em julho foi de 11,6%.

Saiba que nem sempre é fácil para um gestor tomar a decisão sobre quem fica e quem deve ser demitido num momento como este, pois muitas equipes continuam com o volume de trabalho anterior só que com a diferença de ter cada vez menos pessoas para executar as tarefas.

Para tomar a decisão sobre quem desligar, os gestores levarão alguns fatores em consideração, como: o empregado está executando atividades que deixaram de ser prioridade para a empresa; o empregado possui salário acima da média da equipe, porém o nível de entrega não é necessariamente maior do que de seus colegas e/ou o empregado apresenta atitudes que são mal vistas pelo gestor.

Eu perdi meu emprego e não sei por quê.

É justamente sobre as atitudes que explicarei adiante, pois diferente dos outros dois fatores, você tem controle sobre este e, ao se policiar, poderá evitar ser cogitado para demissão, tanto em períodos de crise e principalmente fora deles.

1. Falta de iniciativa

Eu só encaro minha mesa, mas parece que estou trabalhando.

Quando alguém é contratado para uma determinada função é esperado que esta pessoa tome certas decisões e resolva problemas que possam surgir dentro de sua esfera de ação, e que aja de forma espontânea, sem que ninguém fique o tempo todo dizendo como e o que tem que ser feito.

A falta deste comportamento pode impactar negativamente sua carreira, fazendo com que você não tenha tantas chances de crescimento/promoção e sendo considerado para uma possível demissão.

2. Excesso de negativismo

Todos nós temos aqueles dias de mau humor, que o mundo parece meio cinza e consequentemente nos sentimos mais negativos. Ter alguns dias assim e manter esse sentimento sob controle faz parte da vida, mas o que não dá é ficar parecendo a hiena Hardy, dos desenhos da Hanna-Barbera, que vivia repetindo a frase – “Ó céus! Ó vida! Ó azar! Isto não vai dar certo!”

Se você anda reclamando demais no ambiente de trabalho sobre os assuntos mais diversos é melhor ficar atenta. Primeiro, porque é muito desagradável trabalhar com alguém que reclama de tudo, critica tudo e todos e sempre tem uma opinião negativa sobre qualquer tema.

E segundo, porque este pode ser um sinal de que algo não vai bem com suas emoções, se você não era uma pessoa tão negativa e de repente passou a ser, isso pode ser sintoma de depressão ou outro quadro de sofrimento psíquico. Se você tem dúvidas sobre o que é, procure um psicólogo e converse sobre o que você está sentindo. Aproveite que o Superela tem a sessão de Super Profissionais onde todos oferecem a primeira sessão de 30 minutos sem custo e converse com um deles.

3. Procrastinação excessiva

Apesar da procrastinação ser um comportamento comum, já que todos nós procrastinamos em maior ou menor grau em diferentes momentos da vida, em excesso esse comportamento pode comprometer sua carreira.

Um profissional que nunca cumpre prazos, que precisa de muito mais tempo que seus colegas para terminar uma tarefa é visto como pouco produtivo e por isso corre grandes risco de ser demitido. Se você precisa de uma ajuda para evitar esse comportamento, leia meu outro texto onde explico sobre a técnica do “pelo menos”.

4. Dificuldade de relacionamento com equipe e/ou gestor

Você ama seu trabalho?

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