Com uma das maiores taxas de desemprego dos últimos anos, a realidade do mercado de trabalho brasileiro suscita um cenário de incertezas. Na busca por melhores condições de acesso e oportunidade, nasce um projeto inovador, cuja proposta, consiste no mapeamento de vagas de emprego nas regiões mais distantes do centro de São Paulo. Assim, surge o projeto Guia de Emprego das Periferias, idealizado pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Para milhões de pessoas que moram em bairros da periferia de São Paulo e na Região Metropolitana, o deslocamento de casa para o trabalho parece ser uma verdadeira saga. Para que os paulistanos saibam sobre as vagas de trabalho mais próximas às suas residências, a Agência Mural, primeira agência de jornalismo das regiões periféricas, lança o GEP.

O GEP é uma plataforma digital gratuita que irá mapear e difundir informações sobre a oferta e a busca de empregos nas regiões periféricas da Grande São Paulo. O objetivo é colaborar na melhoria da qualidade de vida das pessoas, fomentando o desenvolvimento da economia colaborativa e local, e contribuindo também para melhorar os níveis da mobilidade urbana na região.

Reprodução

Créditos: Reprodução

Projeto propõe a integração entre profissionais e empregadores, promovendo oportunidades e inclusão social

Outra ferramenta especial do GEP é a oferta preferencial de vagas, com canais exclusivos para eles, para jovens em busca do primeiro emprego e egressos do sistema prisional.

O projeto, que conta com o apoio do Vai-Tec, programa de incentivo a ideias de inovação tecnológica, da Prefeitura de São Paulo, foi idealizado pelo publicitário Anderson Meneses e pelo jornalista Vagner de Alencar, ambos cofundadores da Agência Mural.

Inclusão, visibilidade e promoção social 

“Um dos principais focos do GEP é fazer com que os cidadãos da Grande SP consigam trabalhar mais perto de sua residência e, com isso, possibilitar que gastem menos tempo no transporte e mais tempo com a família ou para sua vida pessoal. E também ajudar a descobrir as oportunidades que estão perto de nós, mas cuja informação está escondida”, afirma Meneses.

Os interessados poderão acessar a plataforma por meio de seus computadores, tablets ou smartphones e filtrar as vagas de interesse por bairro, enquanto os empregadores terão a possibilidade de cadastrar ofertas de empregos.

A plataforma terá também espaço para notícias sobre o universo do mercado de trabalho e empreendedorismo focadas nessas regiões.

Segundo Alencar, a iniciativa também foi pensada com base no Plano Diretor da cidade de São Paulo. “Assim como consta no Plano Diretor, buscamos com o GEP contribuir para a descentralização da oferta de oportunidades de trabalho, dando mais visibilidade aos empreendedores e empresários instalados nos bairros periféricos, ajudando-os no recrutamento”, afirma.