Taxa de desemprego é a maior desde 2009, atingindo 8,2%. Veja sugestões de freelas

A taxa de desemprego atingiu 8,2% no mês de fevereiro, segundo balanço divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira, dia 23. O índice é referente as seis maiores regiões metropolitanas do Brasil (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), sendo o maior desde 2009 que chegou a atingir 8,8%.

A pesquisa é realizada mensalmente (Pesquisa Mensal de Emprego – PME) e teve o resultado acima do esperado, já que em janeiro a taxa havia sido de  7,6%, com base nisso, economistas consultados pela agência internacional Bloomberg previam uma elevação para 8,1%.

O setor do comércio foi onde mais ocorreram cortes, foram 177 mil empregos a menos. No total cerca de  428 mil pessoas ficaram desempregadas.

A partir do próximo mês, a PME passará a ser calculada pelo Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), com abrangência nacional e não mais pelo IBGE.

Se você também está fazendo parte dessas estatísticas, confira nossas sugestões de como conseguir um emprego temporário, freelas e bicos:

10 sites para quem quer ser freelancer

20 oportunidades para quem quer ganhar dinheiro em casa

Site ajuda a encontrar bicos para completar a renda

Bicos on line: conheça a primeira plataforma focada em serviços domésticos