13 truques e curiosidades sobre a Netflix que você precisa saber

Um catálogo extenso que você pode conferir quando quiser e como quiser: com essa grande vantagem, não é à toa que a opção do streaming tem tomado cada vez mais o lugar da nossa velha programação comum da TV.

Millie Bobby Brown na segunda temporada de “Stranger Things”

Atualmente, a Netflix é a plataforma de streaming mais famosa no Brasil. Ela está até mesmo investindo em produções nacionais – como “3%” e “Samantha!” –, e suas séries originais estrangeiras, como “Sense8” e “Orange Is The New Black”, também têm uma legião de fãs brasileiros.

É bem provável que você já tenha passado muitas horas à frente de uma tela fazendo maratonas de séries ou fuçando o catálogo de filmes da empresa americana. Mas será que você sabia de todas as curiosidades e truques sobre ela que reunimos abaixo? Confira:

A ideia original

Reed Hastings teve a ideia da Netflix em 1997, após atrasar a devolução de um VHS a uma locadora e receber uma multa de 40 dólares. O primeiro modelo da empresa consistia em vendas e locações de DVDs.

Por trás das recomendações inusitadas

Sabe aquelas sugestões de filmes e séries da plataforma de streaming que aparentemente não têm nada a ver com você? Acredite: elas não são aleatórias. A Netflix constantemente estuda o comportamento de seus usuários para aperfeiçoar seus algoritmos e fazer indicações certeiras, mesmo que elas pareçam improváveis. Entenda isso melhor aqui.

Números impressionantes

O serviço de streaming conta com 104 milhões de membros em mais de 190 países. Todos os dias, pelo menos 125 milhões de horas de programas de TV e filmes são vistas na plataforma.

“Orange Is the New Black”

Maiores sucessos

A equipe do High Speed Internet usou informações do Google Trends para realizar um grande estudo sobre o serviço de streaming em 2017. Ela chegou ao seguinte top 5 global de programas:

1. “Sherlock”
2. “Friends”
3. “Narcos”
4. “House of Cards”
5. “New Girl”

E no Brasil?

Na pesquisa, “Pretty Little Liars” ganha por aqui.

Países que mais assistem

De acordo com o High Speed Internet, 53% dos assinantes da Netflix estão nos Estados Unidos. Canadá, Irlanda, Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia, Porto Rico, Dinamarca e Noruega se destacam nos 47% restantes.

“3%”
Créditos: Pedro Saad/Netflix
“3%”

Preço

O Brasil é o segundo país que paga mais barato pelo serviço americano. O primeiro lugar fica com a Colômbia.

A Netflix tem uma ferramenta para mostrar a velocidade da sua internet

Tem dias que o carregamento de vídeos está super lento, não é? Você pode descobrir a velocidade de download de sua conexão de internet por meio do Fast.com, que é desenvolvido pela própria plataforma de streaming.

Por falar nisso…

Para cada país, existe um ranking mensal com os provedores de internet mais velozes. Em qual posição está o seu? Confira aqui.

Tem como você pedir filmes e séries para a empresa

Sim, existe uma maneira de indicar para a Netflix qual título você gostaria de ver no catálogo dela. Você pode dar até três sugestões por este link.

Pedro Pascal como Javier Peña em “Narcos”

Categorias “escondidas”

Se você leva muito tempo para escolher o que assistir na página inicial do serviço de streaming, a dica é peneirar as suas preferências por categorias mais específicas, que às vezes não estão no menu principal.

Para isso, basta colocar um código número após a barra final do seguinte link: https://www.netflix.com/browse/genre/. Alguns exemplos:

Terror sobre zumbis: 75405
Ação e aventura estrelando Harrison Ford: 857
Melodramáticos: 6384
Disney: 67673
Pseudodocumentários: 26
Filmes irlandeses: 58750

Veja mais códigos neste link.

Títulos próprios

A Netflix tem uma lista de filmes, séries, animações e documentários que são produzidos, coproduzidos ou exclusivamente distribuídos por ela. Confira todos esses títulos neste link.

Atalhos no teclado

Deixe o mousepad de lado e aproveite os comandos de teclado para controlar a visualização do seu vídeo. Veja só:

Espaço – Assistir/Pausar
Enter – Assistir/Pausar
PgUp – Assistir
PgDn – Pausar
F – Tela inteira
Esc – Sair da tela inteira
Shift + seta para a esquerda – Retroceder
Shift + seta para a direita – Avançar
Seta para cima – Aumentar volume
Seta para baixo – Diminuir volume
M – Alternar mudo