Criadores da série ‘Stranger Things’ são acusados de plágio

A série possui duas temporadas
A série possui duas temporadas

Os diretores e escritores da série de ficção científica e terror “Stranger Things”, os irmãos Matt e Ross Duffer, foram acusados de plágio pelo diretor do curta-metragem “Montauk” (2012), Charlie Kessler, que também expõe experimentos secretos.

A acusação foi feita judicialmente na Suprema Corte de Los Angeles nesta terça-feira, 3. Kessler alega que lançou o conceito de Montauk para os irmãos durante uma festa de abril de 2014, no Tribeca Film Festival e depois apresentou o roteiro, idéias e a história do filme, segundo o site Rolling Stone.

Os irmãos ganharam o Prêmio Emmy do Primetime: Melhor Roteiro em Série Dramática
Os irmãos ganharam o Prêmio Emmy do Primetime: Melhor Roteiro em Série Dramática

O advogado dos irmãos Duffer disse que um processo é “completamente sem mérito” e “apenas uma tentativa de lucrar” com o sucesso da série.

O diretor do curta afirma que há uma profunda conexão entre os dois projetos. Ele descreve que os Duffers usaram “The Montauk Project” como título provisório durante o desenvolvimento inicial de Stranger Things, que eles originalmente escolheram a cidade titular de Nova York antes de mudar para Indiana.

Em 2015, o site Deadline registrou que uma das propostas do projeto mencionava algo semelhante ao que foi declarado na acusação.

“Descrita como uma carta de amor aos clássicos dos anos 80 que cativou uma geração, a série se passa em 1980 em Montauk, Long Island, onde um garoto desaparece no ar. Enquanto amigos, familiares e policiais locais procuram respostas, eles são atraídos para um mistério extraordinário envolvendo experimentos secretos do governo, forças sobrenaturais aterrorizantes e uma menina muito estranha ”.

A produção de Kessler inclui um menino desaparecido, uma base militar próxima conduzindo experimentos em crianças e um monstro de outra dimensão que parece um brinquedo.

Ambas as atrações surgiram após um livro de 1992 que leva o mesmo nome: “The Montauk Project: Experiments in Time”. A proposta é  espalhar contos – e inúmeras teorias de conspiração – sobre experimentos secretos do governo em um local chamado Camp Hero em Montauk, Long Island, de acordo com o site Deadline.