Vitória da Alemanha sobre Suécia deixa brasileiros apavorados

Atual campeã mundial pode pegar o Brasil nas oitavas; saiba quais são as possibilidades

Internautas criaram memes para a possibilidade de a Alemanha pegar o Brasil nas oitavas

A Alemanha venceu a disputa contra a Suécia na tarde deste sábado, 23, pela Copa do Mundo na Rússia e deixou os brasileiros apavorados nas redes sociais. O motivo? Com o resultado de 2 a 1 deste jogo, as chances de a seleção alemã jogar com a brasileira nas oitavas de final é razoavelmente grande.

Não entendeu? A gente te explica. A vitória do Brasil sobre a Costa Rica na última sexta-feira, 22, garantiu o primeiro lugar para a seleção tupiniquim no Grupo E. Já a vitória dos atuais campeões mundiais rendeu o segundo lugar no Grupo F, atrás apenas do México.

Um duelo entre as duas equipes na próxima fase aconteceria se os resultados se mantivessem deste jeito após os jogos da próxima quarta-feira, 27.

Contudo, há uma série de implicações tornando a ‘matemática’ não tão simples assim. Para que fiquem em segundo no Grupo F, por exemplo, os alemães têm de vencer a Coréia do Sul e o México não pode perder para a Suécia.

Já para o Brasil ficar em primeiro, é preciso que ele vença ou empata com a Sérvia, e a Suíça, por sua vez, tem de perder ou empatar com a Costa Rica. Se a Suíça ganhar da Costa Rica, o Brasil só termina em primeiro se ganhar da Sérvia e o saldo de gol for maior do que o da Suíça, como já acontece na pontuação atual.

Mas ainda há a chance de o Brasil ficar em segundo lugar. Então, neste caso, a Suíça tem que ganhar da Costa Rica e o Brasil empatar com a Sérvia. Se o Brasil perder para a Sérvia, a Costa Rica tem que ganhar da Suíça. Nesta opção, o Brasil empata em segundo com a Suíça e será definido no critério de desempate.

Com este resultado, para a Alemanha ficar em primeiro, os atuais campeões têm de ganhar da Coréia do Sul e a Suécia ganhar do México. Assim, os três (México, Alemanha e Suécia) empatarão com seis pontos e o resultado será definido mais uma vez no critério de desempate.

Confira algumas reações dos brasileiros para estas possibilidades abaixo:

Leia também: