Mais de 350 filmes de diversos países, em um resumo do cinema contemporâneo mundial, na 37ª edição da Mostra Internacional de Cinema, que acontece de 18 a 31 de outubro. Neste ano, a programação leva às telas as principais tendências, temáticas e estéticas da produção cinematográfica atual.

Exibido em 2008, "Linha de Passe" de Walter Salles e Daniela Thomas, levou o prêmio de melhor interpretação feminina para Sandra Corveloni

De olho na programação, o Catraca Livre destaca alguns títulos que retratam o esporte através da sétima arte. Confira as dicas!

 

O Árbitro

Atletico Pabarile, o pior time da terceira divisão da Sardenha, perde todo ano para o Montecrastu, time liderado por Brai, um fazendeiro arrogante. Quando Matzutzi, um jovem que havia deixado o local, retorna, o jogo é vira: o Atletico Pabarile começa a ganhar uma partida depois da outra graças aos esforços desse campeão incontestável. E há ainda Cruciani, um árbitro ambicioso que tem que lidar com acusações de corrupção. (22/10: às 20h10, no Cinesabesp - 24/10: às 14h30, no Espaço Itaú de Cinema,   Shopping Frei Caneca)

Direção: Paolo Zucca

 

Pelada, Futebol na Favela

Pelada: Futebol de Favela é um documentário sobre o sonho do futebol, embalado por uma fantástica trilha sonora e participação de grandes craques. O filme retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores na beira do campo e todo o universo que envolve o cotidiano das peladas.

O filme também conta com depoimentos marcantes de campeões que vieram das comunidades, descobriram seus talentos nas peladas e conquistaram o mundo. Um mundo rico de desafio e superação envolvido pela ginga do samba, a batida do funk e a identidade do rap. Imagens impactantes das jogadas nas favelas em um filme único.

(24/10: às 15h40, no MIS - 28/10: às 15h30, no Espaço Itaú de Cinema, Shopping Frei Caneca - 31/10: às 20h10, no Espaço Itaú de Cinema, Shopping Frei Caneca).

Direção: Alex Miranda

 

São Silvestre

"São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro. O filme constrói de maneira sensorial a experiência de correr uma maratona: respiração, ritmo, concreto, céu, som, memória, sonho – o ""corpo-a-corpo"" entre o homem e a cidade." (21/10: às 19h30 noVão livre do MASP - 28/10: às 22h20, no Espaço Itaú de Cinema Augusta - 29/10: às 14h, no Espaço Itaú de Cinema, Shopping Frei Caneca).

Direção: Lina Chamie

 

 Day Of The Fight

"Baseado numa reportagem fotográfica que Kubrick fez para a revista “Look” em 1949, o primeiro filme de Stanley Kubrick mostra o boxeador irlandês-americano Walter Cartier no auge de sua carreira, no dia de sua luta contra Bobby James.
Um “primeiro curta” notável, filmado por duas pessoas com câmera na mão e sem dinheiro. (31/10: às 20h20, na Cinemateca)

Direção: Stanley Kubrick

 

Dragon Girls

Longe das famílias, três meninas chinesas treinam para tornarem-se lutadoras de kung fu na escola Shaolin Tagou, próxima ao Monastério Shaolin, local de nascimento da arte marcial. Em uma multidão de 26 mil crianças, as três garotas vivem sob a pressão de regras. Transformadas em “robôs lutadores”, elas se revelam, por trás da cortina, crianças com sonhos e anseios.

(21/10: às 14h, no Cine Livraria Cultura - 26/10: às 19h, no Shopping Cidade Jardim)

Direção: Ingo Westemeier

 

Linha de Passe

Reginaldo é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario sonha em se tornar jogador de futebol, mas, aos 18 anos, esse sonho parece cada vez mais distante. Dinho dedica-se à religião. Dênis, pai involuntário de um menino, enfrenta dificuldades para se sustentar.

Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza, sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, desta vez de pai desconhecido. Todos precisam seguir em frente, mesmo sem grandes esperanças. Vencedor da Palma de melhor atriz (Sandra Corveloni) em Cannes.

(24/10: às 19h30, no Vão Livre do Masp)

Direção: Daniela Thomas e Walter Salles

 

Mundial - As Maiores Apostas

Uma história ao estilo “David e Golias” sobre o movimento polonês Solidariedade, contado através dos eventos da Copa do Mundo de 1982. Utilizando material de arquivo, cenas animadas em 3D, ilustrações e entrevistas, o filme apresenta as experiências dos jogadores-chave da seleção polonesa em paralelo aos depoimentos dos membros encarcerados do Solidariedade, que acompanham os jogos nas telas da prisão.Os jogos de futebol e as lutas políticas culminam em um jogo importante contra a União Soviética.

(21/10: às 19h, no Espaço Itaú de Cinema, Shopping Bourbon Pompeia - 22/10: às 16h10, no Espaço Itaú de Cinema Augusta - 24/10: às 17h20, no Museu da Imagem e do Som  -  29/10: às 14h, no Espaço Itaú de Cinema, Shopping Frei Caneca).

Direção: Michalz Bielanski