Por maior que seja o número de horas que você durma diariamente, é impossível nunca ter acordado com olheiras, até porque mau sono, cansaço e choro em excesso não são os únicos fatores que influenciam no surgimento de bolsas circulares escuras abaixo dos olhos.

Fatores genéticos, hormonais, alergias, tabagismo, problemas de circulação e estresse são alguns dos outros causadores das olheiras. Pessoas mais velhas e com a pele muito fina tendem a ter a região dos olhos ainda mais escuras, devido às veias e aos vasos da área que ficam em maior evidência.

Créditos: iStock | dimarik

Práticas cotidianas e métodos naturais te ajudam a diminuir as olheiras

Conhecidas também como melanose periorbital ou hiperpigmentação periorbital, as olheiras são classificadas em dois tipos: vascular, quando os vasos sanguíneos ficam visíveis (cor azulada), e a pigmentar, quando há acúmulo de melanina (cor marrom).

Selo Facilite

Preocupadas em dar fim a esse incômodo, pessoas que vivem com olheiras recorrem à tratamentos estéticos, principalmente a lasers, cremes e maquiagens, mas que demandam dinheiro e nem sempre têm resultados efetivos.

Alguns cuidados diários podem ajudar a reduzir consideravelmente as olheiras. Como a pele da região dos olhos é bem mais fina e sensível que do restante do corpo, é essencial o uso frequente de protetores solares, visto que os raios tendem a afinar ainda mais a derme e estimulam a melanina, o que só contribui com o escurecimento e inchaço da área.

Outro "amigo" das olheiras é o sal, que, por ser rico em sódio, favorece a retenção de líquido e inchaços, assim como a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Créditos: iStock | LittleBee80

Esfregar a região dos olhos intensamente é um péssimo hábito para quem sofre com olheiras

Esfregar demais os olhos também é algo a ser evitado, assim como não limpar o rosto adequadamente na hora de tirar a maquiagem. A primeira prática irrita a pele e afeta a circulação da área, enquanto a segunda leva à desidratação, pois obstrui os poros e impede a circulação de oxigênio.

Além desses cuidados rotineiros, algumas receitas com ingredientes comuns são ótimas para quem sonha em amenizar as olheiras naturalmente, sem gastar uma fortuna ou se render à tratamentos estéticos agressivos.

Foi pensando nisso que o Catraca Livre Estilo listou 7 métodos caseiros de combate aos escurecimento e inchaço da região dos olhos. Olha só:

  • Água fria | Gelo

Diferentemente do que se imagina, a água fria é muito melhor para os olhos do que a quente, pois ajuda os vasos sanguíneos a se contraírem e, assim, a diminuir inchaços. Por isso, quando for lavar o rosto, tente sempre usar água fria ou gelada.

Para fazer compressas na região dos olhos, você pode enrolar uma pedrinha de gelo em um pano ou ainda molhar o tecido e colocá-lo no freezer, para depois deixar repousando por 15 minutos na área.

  • Massagem

Comece a massagear a região dos olhos com o dedo anelar, deslizando e pressionando a região suavemente, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo.

Em seguida, faça o mesmo movimento na parte inferior e finalize dando batidinhas com as pontas dos dedos indicador e médio. Por último, feche os olhos e, fazendo um pequeno círculo com o dedo anelar, pressione o canal lacrimal por alguns segundos.

  • Chá de camomila ou chá verde

Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, tanto a camomila quanto o chá verde devem ser seus melhores amigos na hora de amenizar olheiras.

Para isso, prepare dois saquinhos de chá para uma xícara de água, para que o líquido fique concentrado. Depois de pronto, coloque-o na geladeira e, quando estiver bem gelado, aplique nas áreas escuras e inchadas dos olhos por 20 minutos, mergulhando um pedaço de algodão ou gaze no recipiente.

Já os saquinhos usados devem ser levados ao freezer, até ficarem bem gelados. Em seguida, repouse-os sobre os olhos por 10 minutos, com a cabeça elevada para estimular os vasos a voltarem ao tamanho normal.

  • Leite e mamão

Por ser rico em ácido lático, o leite é um poderoso clareador, que, aliado ao mamão, ajuda a hidratar e renovar a camada mais superficial da pele.

Para a compressa, bata meio mamão papaia com 100ml de leite até formar uma pasta consiste. Deixe a mistura na geladeira até ficar fria e aplique nas olheiras, deixando agir por 20 minutos.

  • Pepino

Que atire a primeira pedra quem nunca viu no cinema ou na televisão alguém usando pepino no rosto como tratamento de beleza. Isso porque o alimento é diurético e ajuda na diminuição de inchaços e na regeneração celular.

Corte duas fatias de pepino e deixe ficar bem frias na geladeira. Em seguida, coloque-as sobre os olhos por 30 minutos. Se preferir, bata meio pepino com quatro colheres de sopa de chá verde concentrado e aplique a mistura gelada na pele.

Créditos: iStock | PeopleImages

Assim como outros alimentos, o pepino é diurético e ajuda na regeneração celular, e na diminuição de inchaços

  • Morango

Com poder anti-inflamatório, o morango pode ser preparado em forma de purê, feito a partir de sua polpa, que, depois de bem batida, deve ser colocada na região dos olhos por 30 minutos para ajudar a clarear a área.

  • Hortelã

Para acabar com os sinais de uma noite ruim de sono, você deve esmagar de 5 a 7 folhas de hortelã e misturá-las em uma colher de sopa de mel. Deixe a pasta com as folhas agindo por 15 minutos e lave com água em abundância.


  • Leia mais:

Kim Kardashian ensina truque para corrigir olheiras dormindo