Jornalista de beleza revela a verdade sobre tratamentos estéticos

A indústria de beleza sempre tem uma solução “mágica” pronta para qualquer coisa que quisermos mudar na nossa aparência. Rugas e celulites, por exemplo, já podem ser resolvidas com cremes (pelo menos, em teoria), e injeções de botox nem de longe são a intervenção mais drástica que conhecemos. Porém, por mais inocentes que pareçam, cada um desses tratamentos pode ter um resultado catastrófico.

Em um artigo publicado no Daily Mail, Ingeborg van Lotringen, diretora de beleza da revista americana Cosmopolitan, contou sobre os problemas que já enfrentou testando intervenções estéticas – e eles são de assustar. Há alguns meses, por exemplo, ela ficou com os olhos vermelhos inchados e queimando por causa de um peeling que lhe deu uma reação alérgica rara. “Meus olhos foram tão traumatizados que eles ficaram ainda mais enrugados, me envelhecendo por um ano ou três”, ela considera.

Graças a um procedimento que congela áreas de gordura no corpo, Ingeborg também está com joelhos azuis há sete meses, como se ela os tivesse batido em algum lugar. E esses são só os problemas que ela teve recentemente – a jornalista também já ficou com os olhos inchados por causa de botox, ganhou uma bolha gigante na bochecha por causa de uma intervenção com laser e até ficou com erupções cutâneas pelo rosto após um tratamento facial. “Algumas dessas deformidades eram esperadas; outras, não. A maioria sumiu – parte delas por sorte, eu suspeito”, diz Ingeborg.

A diretora de beleza considera que ela não é simplesmente azarada, e sim um exemplo para todos os interessados em procedimentos “simples e nada invasivos”. “Há uma razão pela qual cada tratamento clínico ou de salão de beleza é precedido por uma autorização assinada, e há uma razão pela qual a maioria dos ingredientes cosméticos mais poderosos só são vendidos com receita médica”, ela observa. E é cada vez mais comum cirurgiões plásticos receberem clientes que querem consertar o estrago que outra pessoa não-qualificada causou nos seus corpos – por isso, é muito importante procurar por profissionais que tenham ótima reputação, e desconfiar de promoção incríveis – sabe aquela história de que “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Então.

Ainda que tenha passado por tantos problemas, Ingeborg não desiste dos tratamentos estéticos. “Há tantos novos procedimentos intrigantes que foram desenvolvidos para te dar uma pele mais jovem e saudável, em vez de reestruturarem a sua face, que a possibilidade de envelhecer como a Jennifer Lopez, Halle Berry ou Helen Mirren está se tornando realidade”, ela considera. Você pode ver fotos de alguns dos resultados catastróficos dos tratamentos que ela já fez aqui.