5 dicas para gastar menos nas compras de Natal

Por: marianapastore

Mesmo com a proximidade do Natal, as pessoas que não compraram presentes ainda estão em tempo de fazer um bom negócio. Medidas simples e práticas podem ajudar a economizar e garantir a saúde financeira no próximo ano. A principal delas é respeitar o seu padrão de vida. Veja a seguir mais 5 dicas para gastar menos dinheiro nas compras:

  • Planejamento

Gastar todo o seu 13º salário com as compras de Natal não é uma boa ideia, pois com a virada de ano, também chegam novos gastos, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. Por isso é importante fazer um planejamento de gastos para evitar os descontroles no fim do ano. Some todas as receitas (como salário, 13º, férias e bônus) e diminua das despesas fixas. Reserve uma parte do resultado para as despesas de janeiro e o restante, para comprar presentes.

  • Pagamento à vista

Para comprar presentes mais caros, o ideal é pagar à vista, assim você pode tentar negociar mais descontos. O acúmulo de prestações pode botar as finanças em risco e a capacidade de poupar. Também evite entrar no limite do cheque especial ou se endividar no cartão de crédito para começar o ano no azul.

  • Troque presentes por lembrancinhas

2015 não está fácil para ninguém. Por isso, se faz questão de presentear todas as pessoas por quem tem carinho, a melhor opção é dar lembranças que não pesam tanto no bolso. Presente bom não é necessariamente caro. É possível encontrar boas opções em todas as faixas de preço.

  • Faça você mesmo

Outra opção barata e original é fabricar você mesmo o presente. Além de aprender uma nova habilidade e exercitar a criatividade, os presentes caseiros mostram preocupação com o presenteado e exclusividade.

  • Programas de fidelidade

Companhias aéreas, postos de gasolina, cartões de crédito. Hoje a oferta de programas de fidelidade é tão grande, que pode até confundir o consumidor na hora de conhecer os benefícios que podem ser obtidos nas compras. O aplicativo Oktoplus ajuda a agrupar informações relativas a mais de 20 no smartphone, além de monitorar os pontos acumulados nos programas dos quais o usuário faz parte. Vale a pena ficar atento aos prazos de validade dos pontos de cada programa utilizado.