Kaput Livros: livraria e editora on-line apoia produção de zines; confira catálogo

Nunca foi tão fácil encontrar tamanha variedade de publicações independentes

Houve um tempo em que os zines eram a principal ferramenta de comunicação em diversos meios da cultura independente. Era preciso passear  pelas folhas xerocadas para descobrir quais eram as bandas e artistas do momento e descobrir endereços de shows e exposições . Com liberdade editorial e gráfica, ilustrações e textos inovadores, eles foram importantes para a cultura underground.

Primeira edição da Feira Plana, no MIS
Primeira edição da Feira Plana, no MIS

Com o surgimento da internet, a divulgação ficou mais fácil, mas as coisas tornaram-se mais voláteis. Nostalgia à parte, faltava alguma coisa e, aos poucos, os zines em papel foram ressurgindo.

Para apoiar a produção e facilitar o acesso aos zines, Bia Bittencourt, 29, criou a Kaput Livros, livraria e editora que possibilita a compra de publicações nacionais e internacionais de diferentes estilos.

Independentes, fictícias e guerrilheiras

Bia sempre esteve ligada à produção de zines e é a idealizadora da Feira Plana, um encontro de “publicações independentes, fictícias, guerrilheiras e zines”, que chegará à segunda edição nos dias 8 e 9 de março, no MIS, em São Paulo. “No dia seguinte à Feira Plana, eu já estava com saudades da confusão que ela causou em minha vida”, conta.

Zine Dois, de DW Ribatski à venda na Kaput Livros
Zine Dois, de DW Ribatski à venda na Kaput Livros

Bia juntou algumas publicações que sobraram e descobriu como programar um e-commerce: “Inventei ali um logo e na hora fiz a Kaput usando uma plataforma que custava R$ 9 reais por mês”. Seis meses depois, a plataforma já tinha 90 títulos diferentes, com entregas para o Brasil inteiro.

O estoque, que fica guardado em duas caixas de feira na casa de Bia Bittencourt, já teve que ser reposto algumas vezes. “É muito legal os zines estarem disponíveis para o pessoal poder comprar de todas as partes do país e eu poder colocá-los em uma malinha e participar de feiras por aí”, disse.

Confira os zines disponíveis na Kaput Livros aqui. A Feira Plana também tem uma biblioteca virtual, confira.