“Infelizmente, nos próximos 18 minutos que estarei conversando com vocês, quatro americanos que agora estão vivos vão morrer por causa dos alimentos que comeram.” Foi assim que o chef Jamie Oliver começou sua palestra no TEDx, em 2010.

Embora ele fale de um país específico, sabemos que a má alimentação não é um problema apenas dos estadunidenses. Ele está em todos os cantos do mundo, a nossa volta e, não raramente, em nossas casas. Segundo pesquisa do IBGE de 2011, mais de 15% da população brasileira é obesa.

A fala de Oliver traz diversas questões importantes. Algumas bem cotidianas, como por exemplo, a ausência de uma educação alimentar na infância, as merendas escolares e até a rotulagem de produtos, entre muitas outras.

Oliver faz diversos trabalhos para tentar mudar essa realidade. Um deles inclui idas a escolas para falar sobre comida com crianças que não reconhecem um tomate, uma beterraba ou uma couve-flor. “Eu vim aqui pra começar uma revolução na comida na qual tenho uma crença profunda.”

Não é novidade que uma dieta balanceada é essencial para uma vida mais saudável. Se você adora fast food, não vive sem comida congelada ou processada, ou simplesmente tem interesse em temas relacionados à alimentação, assista abaixo a palestra do chef inglês, reflita e se inspire.