Reprodução

Créditos: Reprodução

As receitas citadas não são as tradicionais, mas servem de inspiração para um banquete de Ano Novo mais diversificado.

Não há como desassociar a gastronomia das muitas celebrações que acontecem ao longo do ano e em diferentes partes do mundo. Os traços característicos de cada povo ficam evidentes no tempero, cor e sabor dos muitos pratos preparados.

A National Geographic, em seu livro "Viagens Gastronômicas", visitou 500 lugares onde é possível comer bem, e mais do que isso: "digerir" os costumes e ritos de outras nações, alimentando o repertório cultural.

Dentre as muitas celebrações, há uma que merece destaque: o Ano Novo. Ainda que as datas sejam diferentes, vários países comemoram o final de um ciclo e início de outro, como momento de renovação e reflexão sobre tudo o que passou.

Para compor uma mesa "globalizada", o Catraca Livre separou algumas refeições tradicionais preparadas especialmente para tal evento e separou receitas adaptadas - uma vez que nem todos os ingredientes podem ser achados aqui no Brasil com facilidade - para quem quer inovar no último banquete do ano.

China 
Prato tradicional/comida:  Peixe cozinho
A tradição chinesa diz que esse peixe não pode ser comido por inteiro. Assim é possível garantir um ano com abundâncias.
Receita: Peixe à chinesa
Fonte: Selecções

Vietnã
Prato tradicional/comida: Banh Chung (bolinho de arroz com carne de porco)
Na data, as crianças recebem 10 dólares dentro de um envelope. O prato é acompanhado de  feijão-munguba, utilizado para fazer massas que servem de base para diversas receitas orientais.
Receita: Bolinho de arroz
Fonte: CyberCook

Irã
Prato tradicional/comida: Samamu (pudim de trigo)
"Samamu" é uma das receitas que compõem o ritual do "Sete S", no qual são preparadas sete refeições iniciadas com a letra "S".
Receita: Pudim de Trigo
Fonte: Tudo Gostoso

Itália
Prato tradicional/comida: Antepastos
Fartura. Essa é a palavra que define o "cenone", banquete italiano. Entre  pratos principais e sobremesas está o tradicional antepastos.
Receita: Antepastos à italiana
Fonte: CyberCook

Espanha
Prato tradicional/comida:
Uva
Na Espanha, a uva simboliza a sorte. Um dos ritos se resume em comer uma fruta a cada badalada da meia-noite.
Receita: Pavê de uva
Fonte:  Almanaque culinário

Holanda
Prato tradicional/comida: Pastel de maçã
Os doces são ponto forte das comemorações holandesas. Entre frutas, bolos e roscas estão os pasteis recheados de maçã.
Receita: Pastel de maçã
Fonte: Comida e Receitas

Escócia
Prato tradicional/comida:
Torta de carne
Além da torta, outro costume é sair nas ruas com uma tocha, para expressar "queima" do ano que se passou e o início do novo ciclo.
Receita: Torta de carne
Fonte:  Tudo Gostoso

Mais informações.