Batatas Rústicas para servir como aperitivo ou guarnição

Por: Catraca Livre

É difícil encontrar quem não goste de batatas. Esse é um típico coringa da culinária. A batata é um carboidrato e um tubérculo rico em amido. É uma boa opção para os que não podem comer glúten. Em muitos países, a batata é a base da alimentação, mais de 1 bilhão de pessoas consomem batata no mundo, por isso, 125 países em escala, o que faz dela a quarta principal cultura agrícola em ordem de importância.

 

Existem mais de 5 mil tipos diferentes de batatas. Só na América Latina são cerca de 3 mil, dos quais 400 tipos são de uso culinário. Entre as mais conhecidas: batata bintje, inglesa, holandesa, doce, roxa, monalisa, baraka e asterix.

Curioso é que elas são originárias da região da Cordilheira dos Andes e as primeiras foram levadas à Europa no século XVI. Hoje são amplamente consumidas pelos europeus, sem exceção. E nos Estados Unidos estão entre os grandes consumidores mundiais, embora a maior produção esteja concentrada nos países asiáticos.

Com tantos pontos positivos, o preparo desse prato é só mais um para engordar a lista. Fácil, rápido, barato e gostoso. Aproveite.

Batatas rústicas

Ingredientes

· 600 gramas de batatas médias (do tipo holandesa)
· Sal grosso
· 3 ramos de alecrim
· 2 colheres (chá) de azeite de oliva extravirgem

Modo de fazer

Lave bem as batatas com uma escovinha de cozinha e retire imperfeições evidentes na casca com a faca de legumes. Corte-as ao meio e, depois, cada parte em três partes, o que fará com que cada batata renda seis pedaços.
Leve ao forno em forma untada ou sobre um silpat (tapetinho de silicone culinário) não sem antes polvilhar sal grosso e o alecrim retirado dos ramos e um fio de azeite.

O tempo de forno será de 30 minutos. A cada 10 minutos, abra o forno e mova as batatas para que assem por igual.

Dica: Se cortar em gomos ou se descascar já terá duas variações interessantes para o mesmo prato.

Sirva como aperitivo ou como guarnição. Sucesso garantido.