Cérebro aprecia melhor o vinho ao acreditar que o preço dele é mais elevado

Quer impressionar seus amigos em um jantar e fazê-los gostar mais da bebida que está sendo servida? Então diga que o que eles estão tomando custou caro. Pelo menos é o que diz um estudo publicado no “Journal of Marketing Research“, que indica que o cérebro aprecia melhor a bebida ao acreditar que o preço dela é mais elevado.

Em um experimento, voluntários tiveram seus cérebros escaneados enquanto bebiam. Depois foi constatado que os cérebros reagiam melhor a vinhos que eram supostamente mais caros.

Os voluntários acreditaram que beberam cinco vinhos com preços diferentes, mas, na verdade, eles foram submetidos a apenas três bebidas distintas, que custavam dois preços diferentes. As informações foram divulgadas pelo site “O Globo“.

Preço do vinho pode mudar o entendimento do cérebro
Preço do vinho pode mudar o entendimento do cérebro

O estudo revela como é forte os efeitos do marketing em nosso cérebro. Os autores do estudo, o neurocientista Hilke Plassman e o professor de neurociência Bernd Weber, disseram que as pessoas que têm baixa conscientização de seus sentidos físicos e uma elevada necessidade de cognição foram mais propensas a ser influenciadas.

Leia a matéria na íntegra aqui.