Banco de Imagens/GetImages

Créditos:

No blog "Feministas na Cozinha", um desafio gastronômico é proposto aos colaboradores semanalmente

O vasto campo da gastronomia é apenas parte do imenso universo da internet. Ao adentrar na web, suas múltiplas vias revelam a gama de opções quando se trata deste assunto. Durante estas viagens é possível encontrar em blogs dicas e experiências podem ser divididas de um para muitos. E de muitos para outros muitos.

De culinária vegana a uma mesa onde não se serve só comida, mas também histórias, o Catraca Livre resolveu fazer justiça à essência da internet e compartilhar tais espaços. Confira a lista com cinco blogs nos quais a culinária é pano de fundo:

Cozinha da Matilde

“Tradicionais”, “De família”, “Praianas” e “Brazucas”. Estas são só algumas das seções encontradas no blog Cozinha da Matilde. O espaço reúne, além de receitas, agenda de eventos promovidos por Leticia Massula, cozinheira e responsável pela página.

Ela também conta com a ajuda de Marcelo Pedro, responsável por “casar” a refeição com uma boa dica de bebida e Marina Novaes, a DJ que sempre indica uma trilha sonora de aguçar o paladar.

La Cucinetta

Existem muitos motivos para preparar uma receita. Alguns deles estão ligados a detalhes do cotidiano que podem render boas histórias ou questionamentos relevantes. No blog La Cucinetta, as dicas de culinária estão recheadas com textos que vão além do “três colheres de farinha e uma xícara de óleo”.

A autora do blog também compartilha informações diversas com seus leitores. Na categoria “Ingredientes, Substituições e Medidas”, por exemplo, são divulgados dados referentes às receitas publicadas na página. Entre eles estão a conversão de medidas e os tipos de fermentos.

Feministas na Cozinha

Em abril de 2011, gastronomia e poesia foram misturadas na mesma receita textual e dali surgiu uma das primeiras postagens do blog Feministas na Cozinha, “Morno”. Nela, as palavras descreviam a preparação da popular bruschetta.

Semanalmente, as colaboradoras preenchem o espaço com receitas diversas e também lançam um "desafio gastronômico". O último deles perguntou: “Qual a comida que vocês fazem para celebrar a vida?”. E aí, já pensou a respeito?

What the Food!

Um espaço para se compartilhar boas histórias. No blog What the Food!, WTF! para os íntimos, as melhores receitas também estão misturadas às conversas em mesas de bar ou qualquer outro ponto na cidade de São Paulo.

A “cozinha virtual” do WTF! é tão diversificada quanto as dicas gastronômicas no guia de receitas. De jornalista a advogado, o “backstage” do blog conta com relatos de pessoas distintas pela profissão, mas bem parecidas quando se trata de comida.

Chubby Vegan

Há sempre uma opção. E no caso da culinária, existem várias. Chubby Vegan, criado pela estudante de gastronomia Nathalia, abre espaço para o universo de possibilidades contido nas dietas vegana e vegetariana.

O blog reúne dicas para substituir os alimentos de origem animal sem que a receita perca sua essência ou sabor. Entre as categorias estão “Nutrição”, com informações sobre vitaminas, “Livros” e as sugestões de títulos ligados à temática da página e “Faculdade”, na qual a autora compartilha suas experiências no campo acadêmico.